Frodo, Gollum, Aragorn e outras personagens que marcaram a história da literatura fantástica moderna surgiram há 70 anos com o lançamento de A Sociedade do Anel, o primeiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis. Escrito por J.R.R. Tolkien, o título ainda angaria fãs geeks e acadêmicos, que serão contemplados no Encontro Internacional de Estudos Mitopoéticos, evento híbrido e gratuito que acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). A programação aberta ao público conta com a II Jornada de Estudos Mitopoéticos, com palestras de pesquisadores internacionais, e a II Convenção dos Anéis, feira medieval com atividades na FFLCH.
A Sociedade do Anel ganha cada vez mais reconhecimento por ter consagrado o universo do escritor britânico de origem sul-africana John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973) e, assim, aberto portas para tantas outras obras da fantasia moderna, como as expansões O Hobbit e O Silmarillion. Por isso, o evento dedica o cronograma de quinta-feira (25) à apresentação on-line e presencial de pesquisas sobre os primeiros passos de outras jornadas literárias, incluindo mitos e contos de fadas icônicos. A manhã de quinta-feira também contará com modalidade on-line dos trabalhos específicos sobre o livro A Sociedade do Anel, que serão apresentados presencialmente ao longo de sexta-feira (26) no prédio da Letras na USP. Diferente da edição de 2021, Monstros e Heróis: Mito, Tolkien e Fantasia, realizada completamente on-line, o acesso à distância às comunicações virtuais da II Jornada de Estudos Mitopoéticos é restrito àqueles que vivem fora do estado de São Paulo; os residentes podem assistir às transmissões destas palestras de modo síncrono nas salas da FFLCH.
Os três dias de evento foram organizados pela união entre o Grupo de Estudos Mitopoéticos (GEM), uma das linhas dirigidas pela professora Maria Zilda da Cunha dentro do Grupo de Pesquisa de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (USP-CNPq), e a rede Conselho Branco Sociedade Tolkien (CBST), que coordena grupos de fãs para promover a obra de Tolkien em todos os estados do País, seja fomentando pesquisas, eventos ou debates. Os pesquisadores interdisciplinares do GEM partem da obra de Tolkien para se aprofundar nas estruturas de literaturas mitopoéticas, isto é, aquelas que fundam as próprias mitologias e visam, com a Jornada, levar a público suas investigações na literatura, cinema, filologia, história e outros âmbitos abordados por Tolkien.
O tema O Senhor dos Anéis: 70 Anos de A Sociedade do Anel será discutido por 18 pesquisadores convidados, como os brasileiros Ronald Kyrmse e Reinaldo José Lopes, que traduzem a obra de Tolkien para o português, e, de forma remota, os especialistas Sørina Higgins, dos Estados Unidos, e Eduardo Segura, da Espanha. Para além destes acadêmicos, haverá palestras de divulgadores que alimentam o fandom – grupo de fãs de todo o mundo – pela internet, como Luana Maíra Rufino (@bilba__bolseira), Rafael Soares (@obolseirooficial) e Cesar Machado (@tolkientalk). “Hoje em dia, o acadêmico percebeu ter a necessidade de dialogar com o público; as pessoas têm sede de conhecimento”, afirma a a pesquisadora Cristina Casagrande, que coordena a mescla dos dois mundos no evento.
Especialista em Tolkien com o doutorado O fim da Demanda: a Terra-média de J.R.R. Tolkien entre a vontade de poder e o escape da morte no Departamento de Letras da FFLCH, Cristina Casagrande é autora do livro A Amizade em o Senhor dos Anéis, publicado em diferentes países. Por trás da carreira acadêmica, está Tolkienista, sua página no Instagram e no Youtube criada em 2016, que foi a primeira conta em português a se dedicar à obra do autor. Como entusiasta de longa data, a pesquisadora assiste o crescimento do fandom dia após dia, impulsionado pelas adaptações audiovisuais. “A série Anéis de Poder está chamando as novas gerações e reafirmando as antigas”, exemplifica. “Ainda é uma franquia muito forte, está se tornando um clássico”. Sucesso da plataforma Prime Video, a nova temporada da série terá estreia em 29 de agosto, mas os fãs mais ansiosos poderão ouvir a pesquisadora discutir o lançamento com informações inéditas na sexta-feira (26), às 15h4o na sala 107.
Tendo em vista que o Encontro Internacional de Estudos Mitopoéticos vai reunir leitores de diferentes gerações, Cristina Casagrande explica que, mesmo após décadas de lançamento, a obra de Tolkien nunca sai de moda. “A fantasia contém a mitologia dentro dela e, na sua essência, a mitologia é atemporal. Ela sempre vai mexer com as nossas emoções, nossos anseios, nossos desejos, nossas grandes inquietações”, diz ao Jornal da USP. “O mito traz três perguntas: quem nós somos? de onde nós viemos? para onde nós vamos?; O Senhor dos Anéis mexe muito com isso de uma maneira vasta, profunda e atraente.”
A primeira participação de Cristina no evento será na quinta-feira, como mediadora da palestra on-line Tolkien y la reformulación de la imaginación romántica, com o pesquisador espanhol Eduardo Segura. Entre as 14h e as 14h45, ela e Diego Klatau receberão o público na sala 102 para a transmissão ao vivo da comunicação. Às 9h de sábado, Cristina Casagrande também vai mediar, ao lado da professora Maria Zilda da Cunha, a palestra O Conselho de Elrond: Destino e Arbítrio, com o tradutor Ronald Kyrmse. Neste dia, sua mesa temática como Tolkienista começa às 14h, discutindo os 70 anos do livro A Sociedade do Anel com Fernanda Correia e a mediação de Giovanna Chinellato.
No sábado, em meio às mesas de RPG, rodas de debate, exibições de batalha medieval e fan film, os visitantes também poderão participar de quizzes, concursos de cosplay e arquearia. “Tem para os millennials, tem para a Geração Z, e tem também para os alpha”, finaliza Cristina Casagrande, cuja organização montou atividades para os mais diferentes perfis e faixas etárias.
O Encontro Internacional de Estudos Mitopoéticos acontece gratuitamente on-line e no prédio da Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Rua do Lago, 717 – Butantã, São Paulo). Após o encerramento das atividades ocorridas entre 25 e 27 de julho, as palestras ficarão disponíveis no canal da FFLCH-USP no YouTube.
*Estagiária sob supervisão de Marcello Rollemberg