“1ª Semana da Cultura Japonesa da USP” traz a luz da arte oriental

De 15 a 19 de agosto, evento inclui palestras, feira de livros e oficinas de mangá, ikebana e zen budismo

 12/08/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Em Kyoto, no Japão, casal faz lembrar os tempos imperiais – Foto: Atilio Avancini

A 1ª Semana da Cultura Japonesa da USP começa no dia 15 e se estende até o dia 19 com uma programação aberta para todos que apreciam ou querem conhecer mais sobre a arte e a cultura japonesa. O evento é promovido pelo Centro de Estudos Japoneses (Cejap) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A programação oferece palestras sobre estudos japoneses e concessão de bolsas. Há ainda as oficinas de caligrafia japonesa, zen budismo, mangá, karatê, ikebana e cerimônia do chá.

O professor Wataru Kikuchi – Foto: Reprodução/Unicamp

”O Brasil vangloria-se de ser o país com maior presença de japoneses e descendentes fora do Japão, e pode exercer o papel importante de divulgar a cultura japonesa, marcada pelo equilíbrio e harmonia”, observa o professor Wataru Kikuchi,  diretor do Cejap, lembrando que o Brasil e o Japão são amigos há quase 127 anos, segundo o Tratado Oficial de Amizade, assinado entre os dois países.

Certo é que, logo que a programação começou a ser divulgada, as inscrições para as oficinas foram procuradas por centenas de interessados. “O interesse pela cultura japonesa sempre esteve presente aqui na Universidade. Mas havia uma consciência difusa de como acessar essa cultura. Os meios estavam distribuídos em unidades e prédios diferentes, considerando o gigantismo da USP”,  explica o professor Kikuchi. “Com essa Semana, conseguiremos projetar as instâncias que trabalham com a cultura japonesa, ou seja, o curso de Graduação em Japonês, o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa, o Centro de Estudos Japoneses e os cursos de difusão cultural.” O professor destaca que a  1ª Semana da Cultura Japonesa terá a presença de palestrantes e profissionais externos que vêm  se dedicando à difusão da arte e da cultura japonesa. “Trata-se, portanto, de um evento de celebração e promoção da cultura japonesa não somente pelos descendentes, mas por todos os apreciadores dessa cultura no âmbito da USP, com o apoio do Consulado Geral do Japão e da Fundação Japão.” 

Explosão da primavera japonesa em luzes e cores – Foto: Atilio Avancini

O início da programação, no dia 15, incluirá palestras da psicanalista Cristiane Izumi Nakagawa, pós-doutoranda do Instituto de Psicologia da USP, e da professora Lilian Yamamoto, que vão abordar a história dos sobreviventes do bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki, feito pelos Estados Unidos em 1945. O público vai poder acompanhar e participar da mesa-redonda Concepções sobre Natureza no Japão, com a participação de especialistas de diversas áreas e universidades do Brasil. Também haverá apresentação de karatê por atletas do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e de música japonesa.

Durante o evento, será realizada também a Feira de Livros da USP sobre o Japão. “O objetivo é disponibilizar aos pesquisadores e público em geral os títulos de autores japoneses e publicações que tenham o país asiático e a sua comunidade no Brasil como tema”, destaca a organização do evento, em nota publicada no site da FFLCH. Estarão presentes na feira a Editora da USP (Edusp), a Estação Liberdade, a Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil e a Editora JBC. A 1ª Semana da Cultura Japonesa da USP é uma iniciativa dos professores da área de Japonês do Departamento de Letras Orientais e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH, com apoio do Consulado Geral do Japão e da Fundação Japão.

A 1ª Semana da Cultura Japonesa da USP acontece de 15 a 19 de agosto na Casa de Cultura Japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Avenida Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, em São Paulo). Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis neste link (clique aqui).


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.