Doações de acervos artísticos marcam o ano de 2024 na USP

Obras do arquiteto Vilanova Artigas, do pintor Gilvan Samico e do artista John Graz passaram a pertencer à Universidade

 Publicado: 20/12/2024 às 13:25
Três quadros com desenhos abstratos.
Obras de Gilvan Samico (acima, à esquerda), de John Graz (acima, à direita) e de Vilanova Artiga enriqueceram os acervos da USP – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de John Graz/Acervo IEB-USP, Cristiano Mascaro/Acervo FAU-USP, Gilvan Samico/Acervo MAC-USP e Freepik

O ano de 2024 foi marcado pela doação de três valiosos acervos artísticos para a USP. Conforme o Jornal da USP mostrou, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) recebeu 45 obras de um dos maiores gravadores e pintores do Brasil, o pernambucano Gilvan Samico (1928-2013); em junho, o acervo que pertenceu ao arquiteto João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) – incluindo 386 projetos – foi entregue definitivamente para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU); e, em dezembro, foi a vez de o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) receber o acervo do artista John Graz (1891-1980), pioneiro da arquitetura de interiores no Brasil.

Confira abaixo as reportagens do Jornal da USP que dão detalhes sobre essas três doações.

Museu de Arte Contemporânea da USP recebe doação de obras do artista Gilvan Samico (disponível aqui)

Doação definitiva de acervo para a USP garante acesso a patrimônio arquitetônico do Brasil (disponível aqui)

USP recebe doação de acervo do artista modernista John Graz (disponível aqui)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.