Concertos celebram a vida e a obra de Camargo Guarnieri

Orquestra Sinfônica da USP promove a 2ª Semana Camargo Guarnieri, que começa nesta sexta-feira, dia 20

19/09/2024 - Publicado há 1 mês
Homem regendo uma orquestra.
O maestro Camargo Guarnieri na regência: evento lembra a trajetória e a obra de um dos maiores compositores da música brasileira – Foto: Reprodução/Arquivo IEB-USP

A 2ª Semana Camargo Guarnieri, promovida pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), será realizada nos dias 20, 21, 27 e 28 deste mês. O evento é uma homenagem ao compositor e maestro Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), que foi o primeiro diretor artístico e regente titular da Osusp e deixou como legado mais de 700 composições, entre obras para orquestra, peças para piano, música de câmara, óperas e cantatas.

Na abertura da semana, nesta sexta-feira, dia 20, às 20h30, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, a Osusp apresenta Cores Brasileiras, um concerto de música de câmara instrumental. A obra será executada por professores dos Departamentos de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) – ambas da USP – e músicos convidados: Cássia Carrascoza (flauta), Alexandre Ficarelli (oboé), Diogo Maia (clarinete), Vitor Ferreira (trompa), Fábio Cury (fagote) e Horácio Gouveia (piano). Antes dessa apresentação, será exibido o minidocumentário A Sinfônica de Guarnieri, produzido pela Osusp, que aborda a vida e a obra de Guarnieri através de entrevistas de pessoas que conviveram com o compositor. Apenas as 100 primeiras pessoas a chegar no Centro Cultural Camargo Guarnieri, com ingressos reservados, poderão assistir à exibição do documentário, que é oferecida pelo Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp).

No sábado, dia 21, às 16 horas, também no Centro Cultural Camargo Guarnieri, a semana apresentará Conversas Modernistas, concerto para orquestra em pequenas e variadas formações, sob regência de Tobias Volkmann, regente titular da Osusp.

Já no dia 27, sexta-feira, às 20h30, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, a semana prossegue com o concerto de música vocal Camargo Guarnieri: Reflexos e Contracantos. O concerto terá a participação do grupo Sestina do Coral da USP (Coralusp) – sob regência de Márcia Hentschel -, dos cantores Manuela Freua (soprano) e Albert Andrade (baixo-barítono) e do pianista Ricardo Ballestero.

O encerramento da semana será na Sala São Paulo, na região central da capital, no dia 28, às 11 horas. Na ocasião, a Osusp apresentará o programa Camargo Guarnieri e Francisco Mignone: Duas Vidas Semelhantes, sob regência de Tobias Volkmann.

A semana é uma realização da Osusp, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), os Departamentos de Música da ECA e da FFCLRP, o Coral da USP, o Cinema da USP Paulo Emilio (Cinusp) e a Sala São Paulo.

A 2ª Semana Camargo Guarnieri será realizada nos dias 20, 21, 27 e 28 de setembro, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo) e na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elísios, na região central de São Paulo). Entrada grátis. Os links para reserva de ingressos são estes: dia 20, às 20h30 (clique aqui), dia 21, às 16 horas (clique aqui), dia 27, às 20h30 (clique aqui) e dia 28, às 11 horas (clique aqui). A Osusp pede a doação de 1 quilo de alimentos não perecíveis e brinquedos novos, que serão distribuídos em comunidades carentes vizinhas à Cidade Universitária. Mais informações estão disponíveis no site da Osusp.

Texto: Redação, com informações da Assessoria de Imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Homem de óculos.
O maestro e compositor Camargo Guarnieri – Foto: Jorge Maruta/USP Imagens

Guarnieri deixou mais de 700 composições

Nascido em Tietê (SP), no dia 1º de fevereiro de 1907, Mozart Camargo Guarnieri é um dos mais importantes compositores e maestros brasileiros e referência para a música erudita nacional. Filho do imigrante italiano Miguel Guarnieri, barbeiro e musicista, e da pianista Géssia Arruda Camargo Penteado, Guarnieri teve contato com a música desde muito cedo, estudando piano com Ernani Braga e Sá Pereira.

Como compositor, seu estilo floresceu após a Semana de Arte Moderna de 1922. Após convívio com o movimento Modernista, que incluiu um memorável encontro com o romancista Mário de Andrade, fundador do movimento, o maestro voltou sua arte ao que acreditava ser mais genuíno no Brasil.

Com mais de 700 obras compostas, Guarnieri é um dos autores brasileiros mais interpretados no exterior, somando mais de 100 títulos nacionais e internacionais, além de inúmeros prêmios e condecorações. Em 1975, ano de fundação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), Camargo Guarnieri, já sob os holofotes internacionais, tornou-se o primeiro diretor artístico e regente titular da orquestra, cargo que ocupou até sua morte, em 1993.

Em março de 1989, ele recebeu da USP o título de Maestro Emérito. “O tempo se encarregaria de comprovar que, em 1975, o nome de Camargo Guarnieri entrou para a USP e dela jamais se dissociará”, afirmou na ocasião o compositor Olivier Toni (1926-2017), um dos fundadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Guarnieri desenvolveu papel essencial na Osusp, moldando-a desde o seu surgimento. Compôs e transcreveu obras de sua autoria e de outros compositores para as cordas da Osusp, encaminhando-a ao local de prestígio social e musical que hoje ocupa.

Texto: Yasmin Teixeira, estagiária sob supervisão de André Candro

Homem de perfil olhando para baixo.
Banner da 2ª Semana Camargo Guarnieri – Foto: Reprodução/Osusp