Um evento que reúne música clássica e a poesia do escritor francês Marcel Proust (1871-1922). Essa é a proposta do concerto Uma Soirée Amadora: Diálogos Entre Música Clássica e a Poesia de Proust, que será realizado nesta sexta-feira, dia 11, às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP. Na ocasião, a pianista Arieli Santiago exibirá obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Frédéric Chopin e Robert Schumann, enquanto a poetisa Ana Chiavegatti recitará poemas que Proust dedicou a esses três compositores. A entrada é grátis.
De Mozart, Arieli executará a Sonata para Piano Número 11 em Lá Maior (K. 331) e Ana declamará a poesia Mozart, de Proust. A execução de Noturno, Opus 9, Número 2, de Chopin, será acompanhada da leitura de Chopin, de Proust. Por fim, a pianista tocará Kinderszenen, Opus 15, Número 7, de Schumann, e Ana lerá Schumann, de Proust.
Celebrizado pela sua obra máxima, À la Recherche du Temps Perdu (Em Busca do Tempo Perdido), Proust – que ao longo de seus livros demonstra forte afeição à música clássica – dedicou quatro de seus primeiros poemas a Mozart, Chopin, Schumann e Christoph Gluck.
Seu poema Chopin, por exemplo, começa assim:
Chopin, mar de suspiros, lágrimas e prantos
Que atravessa um voo de borboletas sem pousar
Brincando sobre a tristeza ou dançando sobre as ondas.
Sonho, amor, sofrimento, choro, consolo, charme ou balanço,
Sempre você faz correr entre cada dor
O esquecimento vertiginoso e doce de seu capricho
Como as borboletas voam de flor em flor.
O concerto Uma Soirée Amadora: Diálogos Entre Música Clássica e a Poesia de Proust, com a pianista Arieli Santiago e a poetisa Ana Chiavegatti, será nesta sexta-feira, dia 11, às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do Metrô). Entrada grátis. |