Departamentos da ECA comemoram seus 50 anos de criação

Para comemorar os 50 anos de criação da ECA, diversos eventos serão realizado pela diretoria e pelos seus oito departamentos, ao longo desse segundo semestre. As primeiras atividades estão programadas para a próxima semana, na qual os Departamentos de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e o de Comunicações e Artes (CCA) realizam palestras e seminários, respectivamente nos dias 22 e 25 e 26 de agosto.

19/08/2016 - Publicado há 8 anos
ecacca05
Prédio central da ECA

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP foi criada em 1966 com o nome de Escola de Comunicações Culturais. E, para comemorar os 50 anos, diversos eventos serão realizado pela diretoria e pelos seus oito departamentos, ao longo desse segundo semestre.

As primeiras atividades estão programadas para a próxima semana, na qual os Departamentos de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e o de Comunicações e Artes (CCA) realizam palestras e seminários.

No dia 22 de agosto, segunda-feira, das 14h às 18h45, o CTR participará do “Ciclo 100 Paulo Emílio”, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, realizado para comemorar os 50 anos da implantação do curso de Audiovisual da ECA e para homenagear o professor Paulo Emílio Salles Gomes no ano do seu centenário de nascimento, que foi um dos principais idealizadores do curso.

A atividade terá um ciclo de palestras e debates, que irão avaliar a trajetória do curso dentro do contexto do ensino e da formação profissional que se desenvolveu no Brasil, e contará com a participação de diversos professores do CTR.

As inscrições, assim como a visualização da programação completa do evento, devem ser feitas pelo site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. O Ciclo acontece na sede do Centro, na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar –  Bela Vista, São Paulo.

Comunicações e Artes

O Departamento de Comunicações e Artes (CCA) promove, nos dias 25 e 26 de agosto, quinta e sexta-feira, das 14h às 20h30, o seminário “Cinquenta anos de trajetória e contribuição às áreas de estudos”, com a participação de docentes que fizeram parte da história do departamento.

Na programação do seminário, estão previstas discussões sobre a trajetória dos estudos e pesquisas oriundos do departamento; a proposta e criação de uma prática inovadora de pesquisa, ensino e políticas públicas que integram comunicação, educação e artes; o tema educomunicação, que deu origem ao curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA; os 30 anos de circulação da revista “Comunicação & Educação”; além de homenagens aos professores, funcionários e alunos do departamento.

O evento também contará com a participação de convidados externos, como o diretor-regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, que fará a conferência de abertura; e o professor da Universidad de Huelva, Espanha, José Ignacio Aguaded Gómez, na conferência de encerramento “Perspetivas Acadêmicas na Formação de  um novo perfil profissional: o educomunicador”.  Clique aqui para conferir a programação.

Não é necessário realizar inscrição para participar do seminário, que será realizado no Auditório Paulo Emílio, no prédio central da ECA, na Av.Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443 – 2º andar – Cidade Universitária, São Paulo.