Cientista tira saliva de mosquito para curar camundongo

Como é que se tira baba de mosquito? Cientistas da USP descobrem que a saliva do Aedes Aegypti pode diminuir doenças intestinais em camundongos e contam como é o processo de retirada das glândulas salivares do mosquito para criar o “extrato de saliva”.

23/09/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:34

Como é que se tira baba de mosquito? O imunologista Anderson Nunes, do Instituto de Ciências Biomédicas – USP / (ICB-USP), estudou as propriedades da saliva dos mosquitos – fundamentais para o sucesso das infecções – e decidiu usá-la para curar doenças intestinais em camundongos. A pesquisa está em andamento no ICB e tem parceiros na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Ribeirão Preto (FCF-RP), onde todos os animais apresentaram melhora clínica após quatro dias recebendo o extrato de saliva do mosquito.

Anderson conta que a saliva é um elemento fundamental de transmissão de doenças por artrópodes vetores. Dados de seu laboratório demonstraram que a saliva do Aedes aegypti, especificamente, é capaz de mais: pode matar linfócitos – células de defesa do organismo presentes no sangue – e bloquear a ação dos macrófagos – células responsáveis por fagocitar partículas no organismo.

Mas o grupo do imunologista também descobriu que a saliva do Aedes aegypti tem ação anti-inflamatória. “A pergunta básica foi: por que não verificar se a gente pode controlar essa ativação do sistema imune usando um produto derivado da saliva?”, explica o pesquisador, que passou a produzir lotes da saliva para a FCF-RP. Lá, o experimento teve continuidade em camundongos doentes do intestino que apresentaram diminuição nos sintomas de doenças como a colite ulcerativa e a doença de chron. No vídeo, Anderson revela como as glândulas salivares são retiradas do mosquito.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=HeAmy4vKy7g[/embedyt]

Neste vídeo , Anderson responde a algumas perguntas sobre o atual inimigo da saúde pública no Brasil: o Aedes aegypti, e sobre as principais diferenças e semelhanças entre ele, o Aedes albopictus e o Culex – o pernilongo comum.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=PeX_8uk_wP8[/embedyt]