Bactérias contam em quantas estão antes de atacarem

Por muito tempo se achou que as bactérias eram seres que viviam isolados e só sabiam fazer uma coisa: se reproduzir. Até que, na década de 1960, pesquisadores decidiram olhar com mais cuidado e descobriram que elas se comunicam! Esse processo recebeu o nome de quorum sensing.

 24/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:33
Por

Por muito tempo se achou que as bactérias eram seres que viviam isolados e só sabiam fazer uma coisa: se reproduzir. Até que, na década de 1960, pesquisadores decidiram olhar com mais cuidado e descobriram que elas se comunicam! Esse processo recebeu o nome de *quorum sensing* – em português, algo como sensor de quórum. O fenômeno de quórum foi descoberto lá na década de 1970. Porém o termo só foi cunhado nos anos de 1990.
A chave pra essa descoberta veio de uma bactéria marinha, a Vibrio fischeri. Quer saber mais sobre essa história? Uélinton Pinto, pesquisador do FoRC (Centro de Pesquisa em Alimentos) , e Regina Baldini, do Instituto de Química, contam com mais detalhes de como funciona essa comunicação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.