Moléculas – Foto: zeeshan ahmad – Pixabay

Experimento usa a luz para manipular e alterar átomos e moléculas

Técnica poderá ser aplicada para facilitar entendimento de reações químicas e para identificação de substâncias por meio de luz

20/04/2021
Por Júlio Bernardes
Arte: Simone Gomes/Jornal da USP

Uma nova forma de manipular com precisão átomos e moléculas, componentes inimaginavelmente pequenos que formam a matéria, foi desenvolvida em uma pesquisa com participação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Os cientistas usaram diferentes frequências de luz para provocar mudanças nos estados das partículas. A técnica poderá ser aplicada para facilitar o entendimento de reações químicas e para identificação de substâncias por meio de luz (espectroscopia), aumentando a precisão de análises sobre processos de combustão, química atmosférica e química forense, onde é necessária a detecção de compostos em pequenas quantidades.

O experimento é descrito em artigo publicado no site Nature Communications em 13 de abril. “Em física clássica, saber o estado de um sistema implica saber tudo que é necessário para prever o futuro do sistema. Por exemplo, para uma partícula clássica livre, sua posição e velocidade determinam sua trajetória”, explica o professor Antonio Gustavo Sampaio de Oliveira Filho, da FFCLRP, que participou da pesquisa. “Já o comportamento de átomos e moléculas é regido pela mecânica quântica, na qual não se pode conhecer com precisão a posição e velocidade simultaneamente.”

Como consequência, saber o estado quântico de átomos e moléculas envolve o máximo de conhecimento possível sobre o sistema, aponta o professor. “Para uma molécula, isso significa conhecer sua energia e como está distribuída em energia translacional (como se movimenta no espaço), vibracional (como os átomos que formam a molécula se movimentam em relação uns aos outros), rotacional (como a molécula gira em torno de si mesma) e eletrônica (qual é a configuração dos elétrons na molécula).”

+ Mais

Descoberta vai aumentar eficiência de nanofármacos contra câncer

De modo surpreendente, cientistas descobrem nova forma de obter material para indústria eletrônica

De acordo com Oliveira Filho, existem outras formas de realizar o controle óptico de átomos e moléculas. “Inclusive, já é conhecido um método de preparar moléculas com altas energias rotacionais, as centrífugas ópticas”, afirma. “Mas o método utilizado em nosso trabalho é diferente, produzindo distribuições de velocidade de rotação bastante estreitas, ou seja, com a energia rotacional bem definida, o que pode ser importante para eventuais aplicações.”

Arranjo experimental – Foto: Cedida pelo pesquisador

Controle óptico

O controle óptico foi observado num experimento de espectroscopia. “Primeiramente, moléculas eletricamente carregadas de monóxido de silício são geradas e introduzidas em uma armadilha feita com campos elétricos, onde também são resfriadas a laser a uma temperatura próxima do zero absoluto”, descreve o professor. “Isso faz com que o movimento translacional diminua, sem alterar sua velocidade de rotação, mantendo a energia das partículas distribuída em vários estados rotacionais. Em seguida, o controle óptico gera, por meio de uma sequência de excitações com lasers, distribuições rotacionais estreitas ao redor de um determinado estado desejado.”

Professor Antonio Gustavo Sampaio de Oliveira Filho – Foto: FFLCRP

“Uma vez preparada, a molécula é excitada, por meio de luz, para um estado eletrônico em que a velocidade de rotação é suficiente para quebrar a ligação química, permitindo a detecção de partículas por espectrometria de massas”, conclui Oliveira Filho. “A caracterização dos estados eletrônicos, transições e do processo de dissociação foi realizada também por cálculos mecânico-quânticos e foi observada uma excelente concordância entre os resultados teóricos e experimentais.”

+ Mais

Experimentos de física ajudam a aprimorar dispositivo para comunicações sem fio

Uma das possíveis aplicações, demonstrada no trabalho, é a determinação da estrutura molecular longe da distância de equilíbrio. “O controle sobre as propriedades moleculares permite entender e manipular reações químicas no nível mais fundamental”, diz o professor. “Outra possível aplicação é no processamento de informação quântica, pois a molécula estudada no trabalho tem um grande número de estados quânticos, fazendo com que possa existir o interesse em utilizá-la em computadores quânticos.”

De acordo com Oliveira Filho, o fato de o sistema permanecer em um estado rotacional controlado e num ambiente praticamente livre de colisões faz com que a sensibilidade dos experimentos espectroscópicos, que identificam substâncias por meio da luz, seja bastante aumentada, permitindo-se trabalhar com um número bastante pequeno ou até mesmo realizar a identificação de uma única molécula”, ressalta. “Isso permite novas possibilidades para métodos analíticos onde a detecção de espécies presentes em pequenas quantidades é necessária, como no estudo de processos de combustão, química atmosférica e química forense, por exemplo.”

Cedido pelo pesquisador

Cedido pelo pesquisador

O trabalho teve também a participação dos pesquisadores Ivan O. Antonov, Patrick R. Stollenwerk, Sruthi Venkataramanababu e do professor Brian C. Odom, da Northwestern University (Estados Unidos), e na FFCLRP, de Ana P. de Lima Batista. “O grupo do professor Odom realizou a parte experimental, e nós, da FFCLRP, fizemos a parte computacional do trabalho”, conta o professor. “Tivemos a oportunidade de participar desse trabalho ao receber um convite de Odom para visitar seu grupo de pesquisa, no começo de 2019”. Todo o processo do experimento é descrito no artigo Precisely spun super rotors, publicado em 13 de abril no site Nature Communications.

Mais informações: e-mail antoniogsof@ffclrp.usp.br, com o professor Antonio Gustavo Sampaio de Oliveira Filho


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.