USP promove atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra

Palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades serão realizadas entre os dias 25/10 e 22/11

 24/10/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 05/11/2024 às 9:46
Por

O Departamento de Educação, Informação e Comunicação (Dedic) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, em parceria com o Centro de Investigação Sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (Cindedi), vai promover, entre os dias 25 de outubro e 22 de novembro, o evento Semana(s) da Consciência Negra, para celebrar o Dia da Consciência Negra, dia 20/11.

A programação do evento conta com a atividade integradora de ensino Licenciatura em Pedagogia e Educação para as Relações Étnico-Raciais, com o professor Rosenilton Silva de Oliveira, da Faculdade de Educação (FE) da USP; a palestra Contra a romantização da mestiçagem e a oficina Formação pedagógica de educação para relações étnico-raciais a partir dos gêneros textuais crônica e conto, com o especialista em Estudos Literários pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, José Victor Mariano; a palestra Pedagogia das encruzilhadas, com Ya Bia Ti Osumare; e a palestra Entre a casa e a roça: política associativa nos primórdios do candomblé e uma conversa com o tema A formação do candomblé no Brasil escravocrata, com o professor Luis Nicolau Parés, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para participar dos eventos, que terão emissão de certificado, os interessados podem se inscrever neste link. Mais informações podem ser obtidas no Instagram @cindedi.usp.

*Estagiária sob orientação de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.