
O destaque do Express Cultura desta sexta feira (23) é o projeto Sextas Sonoras do Cineclube Cauim, que recebe a banda alemã Lord Bishop Rocks para um show autoral. Em sua quinta turnê pelo Brasil, Lord Bishop apresenta o álbum Tear Down The Empire, 25º álbum do grupo, que celebra 35 anos de carreira, 25 deles no formato power trio, atualmente composto por Lord Bishop na guitarra e vocal, Frank Funk no baixo e Duda the Bricklayer na bateria. Uma curiosidade sobre Duda e a banda é que o baterista entrou pro grupo após um festival de música em Serrana, onde o líder da banda, Lord Bishop, após ver e ouvir Duda ensinando bateria para as crianças, o convidou para fazer uma participação no show. Após o show, a banda o convida para fazer uma turnê e após a turnê ele é incorporado definitivamente à banda. O show da Lord Bishop começa às 20h30 no Cauim, Rua Olavo Bilac, 135. Com classificação livre.
O 8º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto continua. No Teatro Bassano Vaccarini nesta sexta-feira tem leitura dramatizada com o Grupo Universitário de Teatro, a obra é Prometeu Acorrentado, do dramaturgo grego Ésquilo. O texto trata do castigo dado por Zeus a Prometeu, em decorrência de ele ter roubado o fogo, que pertencia aos deuses, e o ter concedido à humanidade. Ao fim da apresentação, tem a palestra A Jornada Infinita do Homem pelo Conhecimento, com Fernando Brandão dos Santos. A apresentação, gratuita, será às 20h, no Teatro Bassano Vaccarini, na Unaerp, Av. Costábile Romano, 2201.
A próxima atividade do festival é o musical Peter Pan, com o Grupo Teatral Gorki. O espetáculo se desenrola seguindo a história de Peter Pan, garoto de idade e origem desconhecidas, que entra pela janela de uma casa em busca de sua própria sombra, que havia se desgrudando do seu corpo. Nesta casa, ele conhece Wendy e seu irmãozinho Joãozinho. Juntos, com muitas brincadeiras e histórias, vivem aventuras extraordinárias com meninos perdidos, fadas, piratas e o terrível Capitão Gancho. A história do garoto que não quer crescer está na memória de muitos de nós. Ainda assim, o musical Peter Pan recria o clássico de uma maneira única, com músicas e coreografias autorais e inéditas. O espetáculo gratuito, livre para todos os públicos, será às 16h no Teatro Municipal, que fica na Via São Bento.
Seguindo com as atividades do festival, na Biblioteca Sinhá Junqueira tem o sarau literomusical LGBTQIAPN+ Hoje podes chamar-me de tua. O objetivo, com a apresentação do Sarau, é contrapor a violência que ronda os corpos trans e dissidentes com arte e, dessa maneira, valorizar a cultura queer por meio da exposição de novos talentos da comunidade LGBT, como Danez Smith e Atena Beauvoir, além de promover o resgate histórico da arte de Anderson Herzer, o primeiro poeta transexual brasileiro. O sarau, indicado para maiores de 14 anos, é gratuito e será às 19h de hoje na Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547.
A 49ª Semana de Portinari continua no final de semana e a primeira atividade desta sexta-feira é o show da dupla Leandro e Kadu. Naturais de Ponto Chique, no interior de Minas Gerais, Leandro e Kadu têm mais de 15 anos de carreira musical e conquistaram relevância a nível regional interpretando sucessos do sertanejo atual com o seu trabalho intitulado Amor Vs. Cachaça! O show gratuito será às 20h na Concha Acústica, na Praça de Alimentação Santo Betetti, no Centro de Brodowski.
Também como parte da Semana de Portinari, hoje tem a mostra de cinema Meu Primeiro Filme. A mostra apresenta cinco curta metragens filmados, interpretados e dirigidos por adolescentes e adultos de Brodowski. A apresentação dos curtas é gratuita e será às 19h no Cine Clube Candido Portinari. A 49ª Semana de Portinari ainda conta com outras diversas atividades ao longo do final de semana; para ficar por dentro delas visite www.museucasadeportinari.org.br.
Na Praça 7 de Setembro tem Chorinho na 7: o projeto conta com o show do grupo França e os Chorões. O grupo apresenta obras da cultura popular com destaque para Rancho Fundo, Naquela Mesa, De Volta pro Meu Aconchego e Trenzinho Caipira. A apresentação, gratuita, será às 19h, na Praça 7 de Setembro.
No Teatro do Sesi tem o espetáculo Eu só dançarei com você. A apresentação tem percussão corporal e sapateado e muita interação com o público. A apresentação é às 19h de hoje, 16h de amanhã e as 16h do domingo. O Teatro do Sesi fica na rua João Ignachiti, 20, Jardim Castelo Branco. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados pelo site www.sesisp.org.br, acessando o Meu Sesi.
O grupo Pé na Tábua volta para o Sesi, mas dessa vez para dar oficina a O Corpo e o Som. Através de jogos que estimulam a interação entre os participantes, a oficina propõe experimentação das conexões entre corpo, som e espaço. Os participantes serão guiados a explorar a percussão corporal de modo individual e coletivo, criando movimentos e sonoridades em colaboração. O workshop é gratuito e será das 10h do sábado às 12h e no domingo também no mesmo horário, no Teatro do Sesi, Rua João Ignachiti, 20, no Jardim Castelo Branco em Ribeirão Preto. As inscrições ocorrem através do site: www.sesisp.org.br.
O Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes José Pedro Rotiroti, recebe duas oficinas culturais do Projeto Bendita La Mambembe. As atividades, todas gratuitas, celebram os dez anos da Cia Vovó Cachola e apresentam uma proposta diferenciada, de explorar o universo do teatro itinerante e levar arte para ruas e praças das cidades. O CEU das Artes fica na rua Benedito Jacinto de Souza, 330, bairro Jardim Florestan Fernandes. No sábado, no local, às 9h tem a Oficina de Projetos Culturais. Artistas e produtores culturais terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como colocar as ideias no papel e captar recursos com o ProAC ICMS. Os atores e produtores da companhia, Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, irão compartilhar suas experiências com esta lei de incentivo à cultura.
Em Brodowski tem exibição pública do filme Escolhas, um longa-metragem inteiramente rodado em Brodowski e arredores, com atores locais. Conta a história de dois personagens que acordam dentro de um tribunal, sem saberem como foram parar ali, e prestes a receberem a sentença. O juiz retrocede no tempo e relata os acontecimentos do crime cometido por eles. Com muitas reviravoltas, o filme é escrito, dirigido e filmado com recursos da Lei Paulo Gustavo. O longa terá exibição gratuita, no sábado, em dois horários, às 19h e, em seguida, às 20h. A exibição será no Cine Clube Candido Portinari, sede da Secretaria Municipal de Cultura, Avenida Doutor Rebouças, 350, no Centro de Brodowski.
No domingo, às 9h, o CEU das Artes traz a Oficina de Clown com Paulo Ondei, o Paulinho Palhaço. É para interessados, curiosos e amantes da palhaçaria. Com mais de 30 anos de carreira, Paulinho Palhaço promete passar por diversas técnicas clássicas do circo, como gags e cascatas, além de malabares e muito mais. O CEU das Artes fica na rua Benedito Jacinto de Souza, 330, bairro Jardim Florestan Fernandes. As inscrições ocorrem no local e serão por ordem de chegada.
Ainda no domingo, às 18h, tem o espetáculo PararaTiBum – Um Reino pela Música do grupo Os Geraldos. A trama é a de uma princesinha que assume o reino de seu pai e proíbe todo som. Arrependida diante das consequências, busca ajuda em PararaTimBum, o vilarejo colorido onde vivem as notas musicais. Propondo desafios, com instrumentos musicais tradicionais e inventados, elas vão transformar a princesa por meio da música e da alegria dos ritmos brasileiros. A apresentação é gratuita, tem classificação livre e será no Teatro Municipal, Via São Bento, no bairro Campos Elísios. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do evento na bilheteria do local.
*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.