Peça de teatro inspirada em poema de Drummond é destaque no “Express Cultura” desta sexta-feira (12/7)

A apresentação “De Tudo Fica um Pouco” é inspirada no poema “Resíduo”, de Carlos Drummond de Andrade, e será realizada às 15h no auditório do Sesc

 Publicado: 12/07/2024
Por
O evento é gratuito no auditório do Sesc – Fotomontagem de Jornal da USP com imagem do Fundo Correio da Manhã/Arquivo Nacional via Wikimedia Commons
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta sexta-feira (12) traz como destaque a peça de teatro De Tudo Fica um Pouco, com Jerônimo Bittencourt, Beth Bastos e Santiago Steiner. A apresentação é inspirada no poema Resíduo, de Carlos Drummond de Andrade, e explora o encontro de diferentes gerações em uma dramaturgia que celebra a passagem do tempo como potência, onde poesia, dança e música conduzem o espectador a um passeio por todas as fases da vida. O evento é gratuito, tem classificação livre e será no auditório do Sesc, às 15h. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50, no centro da cidade. 

Nesta sexta-feira também tem o lançamento do livro Enquanto minha terra vive, da autora Aline Neli, na Biblioteca Sinhá Junqueira. O livro traz poemas sobre a terra dos povos indígenas e as desigualdades sociais. Além disso, o livro convida o leitor a decifrar com os próprios sentidos os caminhos que a terra pode levar, nas palavras meditativas e delicadas que a autora construiu como melodia. O evento é gratuito, às 19h e a biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, no centro de Ribeirão Preto.

A programação de repescagem dos melhores filmes exibidos na mostra de cinema italiano da Casa Belas Artes continua. Hoje e amanhã, às 16h, será exibido o longa A imensidão, da diretora Emanuele Crialese, com classificação indicativa de 14 anos. No filme acompanhamos Adri, um menino de 13 anos, que questiona a sua identidade de gênero, e Clara, sua mãe, que luta contra os seus demônios em silêncio. No domingo, às 16h, será exibido o filme Confidenza, com classificação indicativa de 16 anos e direção de Daniele Luchetti. O longa narra a história de Pietro, professor de uma escola na periferia de Roma. O professor mantém um relacionamento com Teresa, sua ex-aluna dez anos mais nova. Em certa ocasião, ela propõe que eles confessem seus segredos mais obscuros, fazendo com que o rumo dessa relação mude totalmente, e que essas confissões os persigam pelo resto de suas vidas. A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em Pix e dinheiro. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério. Mais informações pelo telefone (16) 99161-4549.

No Centro Cultural do Sesi tem a peça de teatro Voz de Vó. A apresentação traz a história de uma simpática vovó que luta contra o Alzheimer; ela se perde, quer sair de casa, fugir e encontrar sua casa fictícia, pois não sabe onde está, nem se reconhece mais. A vovó entra na busca de novas soluções para recuperar sua memória com o apoio dos netos. A peça é gratuita e será realizada hoje às 15h, no sábado às 19h e no domingo às 16h. Para assistir basta reservar o seu ingresso no site sesisp.org.br. O Centro Cultural fica na Rua João Ignacchitti, no Jardim Castelo Branco.

No sábado tem programação especial para o Dia Mundial do Rock. Na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 16h, a banda Dom Ramóm, com origem em Ribeirão Preto e foco nos clássicos do rock nacional, promete um show irreverente, enérgico e gratuito. A biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, no centro de Ribeirão Preto, e o evento é gratuito. Às 17h, ainda na biblioteca, tem a apresentação de Danilo Teoro. O cantor traz uma proposta de show que busca contemplar sua carreira autoral, junto com sua banda Late In The Day, apresentando releituras de canções que o influenciaram a cantar e compor. 

No Sesc tem a peça de teatro Os Cisnes Selvagens, de Hans Christian Andersen, que utiliza técnicas de animação de bonecos de papel que dão vida à história. No enredo, duas mulheres, ao serem obrigadas a se mudarem do lugar onde vivem, conhecem Elisa, uma menina forte e persistente que precisa salvar os irmãos de uma maldição. A peça será no sábado às 16h, com classificação indicativa livre, no auditório do Sesc, na Rua Tibiriçá, 50, no centro de Ribeirão Preto. Além disso, também tem a feira de artesanato AFIM, realizada pelo Coletivo AFIM. A feira busca promover a cultura do consumo artesanal e local na cidade, valorizando também a cena artística e cultural. O evento será às 12h com entrada gratuita, na Rua Tibiriçá, 50, no centro de Ribeirão Preto.

No Instituto A Fábrica, a partir deste sábado até o dia 28 de julho, será realizada uma programação de férias para as crianças com brincadeiras, atividades culturais, artísticas e recreativas. No sábado e domingo, das 9h até as 14h, tem a Experiência VR Vision com óculos de realidade virtual, sessão de cinema e recreação na praça. Todas as atividades são gratuitas e acontecem de terça a sexta das 9h às 18h, e de sábado e domingo e feriado das 9h às 14h. A Fábrica fica na Rua Mariana Junqueira, 33, no centro de Ribeirão Preto. 

Cena da peça De Tudo Fica um Pouco, inspirada no poema Resíduo, de Carlos Drummond de Andrade, com Jerônimo Bittencourt, Beth Bastos e Santiago Steiner Foto: Divulgação Sesc-RP

 

No Museu Casa de Portinari tem a oficina de fantoche Menina de Fita e Palaninho, no sábado das 10h às 12h e das 14h às 16h. A atividade gratuita propõe a experiência de desenvolver bonecos simples e dar vida a esses personagens, usando criatividade e estimulando a coordenação motora. Além disso, às 10h, tem o encontro gratuito Domingo com Arte – Ateliê ao vivo, que traz artistas da cidade e região, além de grupos de artesanato da comunidade. A atividade é promovida no segundo domingo de cada mês, proporcionando ao público o contato, em tempo real, com o fazer artístico. Às 14h tem a atividade Ateliê Virtual, que apresenta o trabalho de Elenice Rosa, artista autodidata que utiliza a técnica de pintura em gesso. O trabalho de Elenice se insere dentro da temática sacra, mas também conversa com elementos hindus e abstratos, mais informações sobre a atividade pelo telefone (16) 3664-4284. O museu fica na Praça Candido Portinari 298, no Centro de Brodowski.

No sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, no Theatro Pedro II tem o musical da Broadway Jesus Cristo Superstar. A apresentação narra com uma linguagem atual os últimos dias de Cristo e os impactos políticos e sociais provocados por seus ensinamentos e atitudes. A história se passa desde sua chegada a Jerusalém até sua crucificação e enfoca o personagem de Judas, personificando as controvérsias das relações humanas. O musical tem classificação indicativa de 12 anos e é uma produção da Cia. Minaz. Os ingressos estão disponíveis no site www.megabilheteria.com e na bilheteria do Theatro Pedro II. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111 ou pelo site www.theatropedro2.com.br. 

Sábado, das 14h até as 22h, tem o espetáculo Festa Manga Rosa no Teatro de Arena. O encontro é marcado pela apresentação de três bandas com seus trabalhos autorais: Di Melo, Tássia Reis e Aláfia. Os ingressos estão disponíveis pelo Sympla e menores de 18 anos só podem entrar acompanhados de seus responsáveis. O Teatro de Arena fica próximo ao Teatro Municipal na Via São Bento, no Jardim Mosteiro em Ribeirão Preto.

No domingo, às 16h, no Teatro Municipal, tem o espetáculo Bluey no Teatro. A apresentação traz as aventuras de uma adorável e animada cachorrinha de seis anos de idade, que vive com seu pai, sua mãe e sua irmãzinha de quatro anos, Bingo. Com sua energia ilimitada para jogar, brincar e explorar com sua família, diversas aventuras se desenrolam de maneiras imprevisíveis e hilárias. O espetáculo é livre e tem duração de 55 minutos. Os ingressos estão disponíveis no site www.bilheteriaexpress.com.br.

Na programação de férias para as crianças do Shopping Iguatemi, domingo é dia de teatro, por isso será realizada a apresentação A Magia das Histórias, gratuita, às 16h. O shopping fica na Avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, 900, na Vila do Golfe.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Mel Vieira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.