O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP procura voluntárias saudáveis, com idade entre 40 e 65 anos, para participarem de um estudo comparativo sobre fatores de risco para síndrome de Sjögren, doença autoimune caracterizada por secura dos olhos (olho seco). Para participarem desta etapa da pesquisa, as mulheres não devem possuir doenças oculares, usar medicação crônica e ou ter diagnóstico de doenças sistêmicas.
A responsável pelo estudo é a pesquisadora Anna Flora Teixeira Soto Pelinson, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço. Segundo Anna, a participação das voluntárias é fundamental para auxiliar na elucidação dos fatores de risco para a síndrome de Sjögren, bem como contribuir para conhecer mecanismos da doença e oferecer melhora da qualidade de vida dos portadores dessa enfermidade.
A voluntária vai participar de visita única ao Ambulatório de Oftalmologia do HC-FMRP, responder a questionários e passar por exames oculares. As interessadas devem preencher, até 30 de junho, o formulário disponível neste link.
A pesquisa é desenvolvida sob orientação do professor Eduardo Melani Rocha da FMRP.