Oftalmologia do HC busca mulheres para estudo sobre doença do olho seco

Voluntárias interessadas devem preencher um formulário até o dia 30 de junho; confira o link

 15/03/2023 - Publicado há 1 ano
Por
oftalmologia
Veja os critério para participar – Foto de Mark Arron Smith no Pexels

 

O Ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP procura voluntárias saudáveis, com idade entre 40 e 65 anos, para participarem de um estudo comparativo sobre fatores de risco para síndrome de Sjögren, doença autoimune caracterizada por secura dos olhos (olho seco). Para participarem desta etapa da pesquisa, as mulheres não devem possuir doenças oculares, usar medicação crônica e ou ter diagnóstico de doenças sistêmicas.

A responsável pelo estudo é a pesquisadora Anna Flora Teixeira Soto Pelinson, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço. Segundo Anna, a participação das voluntárias é fundamental para auxiliar na elucidação dos fatores de risco para a síndrome de Sjögren, bem como contribuir para conhecer mecanismos da doença e oferecer melhora da qualidade de vida dos portadores dessa enfermidade.

A voluntária vai participar de visita única ao Ambulatório de Oftalmologia do HC-FMRP, responder a questionários e passar por exames oculares. As interessadas devem preencher, até 30 de junho, o formulário disponível neste link.

A pesquisa é desenvolvida sob orientação do professor Eduardo Melani Rocha da FMRP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.