Antibióticos são medicamentos usados para combater doenças provocadas especificamente por bactérias, sem danificar as células do corpo. Hoje em dia existe uma grande variedade desses remédios, para que sempre seja possível eliminar qualquer tipo de bactéria de maneira segura para o paciente.
Apesar da diversidade e da potência dos antibióticos, as bactérias podem desenvolver resistência a esses medicamentos, muitas vezes por serem usados de forma irresponsável pelo paciente.
O professor Leonardo Neves de Andrade, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Resistência e Virulência Bacteriana da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, explica que a resistência bacteriana aos antibióticos é atualmente um dos principais problemas de saúde pública mundial. A cada ano, cerca de 700 mil pessoas morrem no mundo por falhas terapêuticas de antibióticos.
“É primordial que a população tenha consciência do problema e siga as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, enfatiza o professor. O paciente deve usar antibióticos somente quando necessário e prescrito por um médico e realizar o tratamento completo, mesmo que já se sinta bem antes do fim. Essas ações são primordiais para evitar a resistência das bactérias aos antibióticos.
Ouça no link acima a entrevista na íntegra.