“Mostra Ecofalante USP” exibe filmes sobre questões ambientais em plataforma on-line

Evento conta com sessões on-line na plataforma Ecofalante Play, além de atividades presenciais no campus de São Paulo e nos campi do interior, entre os dias 19 de setembro e 6 de outubro

 15/09/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 18/09/2023 às 16:53
Por
Imagem do filme Escute: a terra foi rasgada, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Melo, em cartaz na VI Mostra Ecofalante USP e Agenda 2030 – Foto: Divulgação/Ecofalante Play

.
A Mostra Ecofalante USP chega à sua sexta edição, com atividades presenciais no campus de São Paulo e nos campi do interior, além de sessões on-line, entre os dias 19 de setembro e 6 de outubro. Este ano, serão exibidos 28 filmes em 27 ações presenciais e cinco webinars, todos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), em ações organizadas por diversas unidades e órgãos da USP. 

O evento é parte do acordo técnico-educacional consolidado em 2018 entre o Programa Ecofalante Universidades, a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Os filmes exibidos na mostra estão disponíveis no catálogo da plataforma Ecofalante Play

A programação lança um olhar sobre questões ambientais importantes, como o trabalho de sete mulheres na luta ambiental, presente em Mulheres na Conservação; ou temas da saúde e do consumo, a partir de reflexões sobre a falta de regulação da indústria cosmética e o custo da beleza debatido no documentário Beleza Tóxica, passando pela temática dos resíduos sólidos em Descarte e Lixo Mutante, até a emergência climática no filme dinamarquês A Campanha contra o Clima, uma crítica atual a uma campanha negacionista sobre as mudanças climáticas que, desde 1988, vem sendo operada pelas maiores petroleiras do planeta. Há também filmes que abordam, por exemplo o papel das companhias e redes sociais na monetização de nosso tempo e controle de nosso comportamento, como a co-produção Espanha/França Ladrões do Tempo. Entre os títulos debatidos nos webnários está Geração Z, do Reino Unido que, por meio de entrevistas com especialistas, explora como a revolução digital está impactando nossa sociedade, nosso cérebro e nossa saúde mental.

Para mais informações, clique aqui.

Programação

Mulheres na Conservação, documentário sobre mulheres à frente de ações de conservação e meio ambiente no Brasil estará e cartaz na EEL – Foto: DivulgaçãoEcofalante Play

.
Cinusp Paulo Emílio, Campus Butantã – São Paulo

  • 19/9, terça-feira, às 12h – Filme: Uma vez que você sabe, produção do francês Emmanuel Cappelin sobre a adaptação às catástrofes climáticas, com os debatedores Fabiana Barbi, Ivan Maglio e Rodrigo Perpétuo. 

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP – São Paulo

  • 19/9, terça-feira, às 14h, no Auditório Prof. Paulo Benevides (Auditório G) – Filme: A campanha contra o clima, de Mads Ellesøe, abordando a campanha negacionista sobre as mudanças climáticas operada por petroleiras, com os debatedores Márcia Akemi Yamasoe e o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade. 
  • 29/9, sexta-feira, às 15h, no Auditório Prof. Paulo Benevides (Auditório G) – Filme: Descarte, documentário de Leonardo Brant sobre o drama social do lixo, com a debatedora Marcia Yamasoe.

Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP – Bauru

  • 19/9, terça-feira, às 18h30, no Teatro Universitário – Filme: Beleza Tóxica, documentário sobre a falta de regulação da indústria cosmética, da diretora Phyllis Ellis, com os debatedores Ana Toni, Gabriela Rodrigues, Gabriela Vieira Lucio, Fernanda Alves e Lucas Passoni.

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP – Piracicaba

  • 20/9, quarta-feira, às 16h, na sala 12 PCH/LES/Esalq – Filme: Campanha Contra o Clima, de Mads Ellesøe, com o debatedor  Antonio Almeida. 
  • 26/9, terça-feira, às 19h, na sala 11 PCH/LES/Esalq – Filme: Krenak, filme de Rogério Corrêa sobre a tribo de Minas Gerais, desde o período imperial brasileiro até o desastre ambiental no Rio Doce causado pela ruptura da barragem em Mariana, com o debatedor Adalmir Leonidio. 
“Os despossuídos”, do canadense Mathieu Roy, em cartaz na Esalq – Foto: Divulgação/Ecofalante Play
  • 5/10, quinta-feira, às 10h, na sala 227 – Pavilhão de Engenharia/Esalq – Filme: GIG – A uberização do trabalho, de Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho, às 10h, com a debatedora Eliana Terci
  • 6/10, sexta-feira, às 10h, na sala 11 PCH/LES/Esalq – Filme: Os despossuídos, do canadense Mathieu Roy, com debate por Paulo e Moruzzi Marques e Mayara Araújo, fechando os painéis de Piracicaba.

Instituto de Geociências (IGc) da USP – São Paulo

  • 22/9, sexta-feira, às 17h, no pátio – Filme: Escute: a terra foi rasgada, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Melo, sobre a resistência de territórios indígenas Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó), com a debatedora Denise de La Corte Bacci 
  • 6/10, sexta-feira, às 17h, no pátio – Filme: Mulheres na conservação, de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, debatedor a definir.

Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP – Lorena

  • 21/9, quinta-feira, às 17h30, Auditório Principal (Área 1) – Filme: Mulheres na Conservação, com a debatedora Eliana Corrêa Pedroso

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP – São Carlos

  • 22/9, sexta-feira, às 19h, no Auditório Fernão S. Rodrigues Germano – Bloco 6 – Filme: The Gig Is Up: O mundo é uma plataforma, de Shannon Walsh, debatido por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Computação.  
  • 6/10, sexta-feira, às 19h, no Auditório Fernão S. Rodrigues Germano – Bloco 6 – Filmes: As borboletas de Arabuko, de John Davies; Aurora – A rua que queria ser Rio, de Radhi Meron; Auto-fitness, de Alberto Couceiro e Alejandra Tomei e Hoje eu não fico no vestiário, de Nicole Lopes, debatidos por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Computação.

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP – São Paulo

  • 23/9, sábado, às 9h, no Auditório Azul – Filme: Escute: a terra foi rasgada, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Melo, com os debatedores Carla Morsello, Ana Fracalanza, Silvia Zanirato, André Simões e Cristina Adams. 
  • 3/10, terça-feira, às 14h, na sala 102 – Prédio 1 – Filme: História do plástico*, da documentarista americana Deia Schlosberg, sobre o plástico e a crise global de poluição, com a debatedora Wânia Duleba.  * O filme deverá ser acessado via preenchimento de formulário em bit.ly/vi-mostra-links. Estará disponível de 0h de 30/9 às 23h59 de 6/10.
  • 3/10, terça-feira, às 14h, na sala 222 – Prédio 1 – Filme: O Gasoduto, de Risteard Ó Domhnaill, com o debatedor André Felipe Simões. 

Parque Cientec – São Paulo

  • 23/9, sábado, às 14h, no auditório – Filme: Volume Vivo – De Onde Vem a Água?, documentário de Caio Silva Ferraz sobre o impacto da ocupação de solo nos ciclos de chuva e fixação de água, com as debatedoras Juliana El Ottra e Suzana Ursi.

Centro Cultural da Seção de Atividades Culturais (SCCULT) da USP – São Carlos

  • 25/9, segunda-feira, às 19h, no Auditório – Filmes: Gilson, com a desigualdade social na perspectiva de um entregador de aplicativo, dirigido por Vitória Di Bonesso, e Ladrões do Tempo, sobre a monetização do tempo, dirigido por Cosima Dannoritzer. Debatedores a definir.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP – São Paulo

  • 25/9, segunda-feira, às 14h, no Auditório Verde – Filme: Amazônia Sociedade Anônima, sobre o desmatamento ilegal da floresta, dirigido por Estêvão Ciavatta, com o debatedor Hugo Lopes Tavares. 

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP – Ribeirão Preto

  • 27/9, quinta-feira, às 14h, no Auditório da EEFERP – Filme: Ladrões do Tempo, de Cosima Dannoritzer, com as debatedoras Patricia Roberta Pezzolo e Simone Sakagute Tavares. 

 

Beleza Tóxica, em cartaz na Faculdade de Odontologia de Bauru – Foto: Divulgação/Ecofalante Play

 

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP – Ribeirão Preto

  • 28/9, sexta-feira, às 8h30, no Espaço de Eventos do Bloco Didático – Filme: Lixo Mutante, uma reflexão sobre os resíduos e a sociedade, de Dani Minussi e Adriano Caron, com os debatedores Kelly Cristina da Silva e Renato Fagundes Carvalho.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP – Ribeirão Preto

  • 28/9, sexta-feira, às 14h, no Salão Nobre – Filme: Descarte, de Leonardo Brant, com os debatedores Marilisa Lara, Amanda Padovan e Danilo Vitorino dos Santos.

Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP – Ribeirão Preto 

  • 5/10, quinta-feira, às 19h, no auditório – Filme: Escute: a terra foi rasgada, de Fred Rahal Mauro e Cassandra Melo, com os debatedores Ariadne Dall’acqua Ayres e Gabriel Mendeleh.

Instituto de Biociências (IB) da USP – São Paulo

  • 27/9, quarta-feira, às 17h, no Anfiteatro Renato Basile – Filme: As sementes de Vandana Shiva, que conta a história de vida da ecoativista gandhiana Dra. Vandana Shiva, com as debatedoras Mariana Inglez, Renata Pardini, Rosana Louro, Natalia Vieira e Maria Fernanda Guimarães. 

Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP – São Paulo 

  • 3/10, terça-feira, às 13h30, na sala Paula Souza – Filme: A campanha contra o clima, de Mads Ellesøe, com os debatedores Helena Ribeiro e Thiago Nogueira.

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP – São Paulo

  • 5/10, quinta-feira, às 18h, no Auditório – Filme: Lavra, dirigido pelo brasileiro Lucas Bambozzi, um road-movie com a geógrafa Camila Mota, em que acompanha e mapeia os impactos da mineração em Minas Gerais. Será apresentado pelo próprio diretor, com as debatedoras Isabella Walter, Fernanda Pinheiro e Mariana Fix.

Museu de Zoologia – São Paulo

  • 6/10, sexta-feira, às 15h, na Av. Nazaré, 481, São Paulo – Filme: A mãe de todas as lutas, de Susanna Lira, com as debatedoras Nyna Lys de Abreu Nunes e Cristina Adams.

Atividades on-line 

  • 20/9, quarta-feira, às 19hWebinário do Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica (POLI) da USP, no Youtube, com o filme O verdadeiro preço. Debatedores: José Pinto Ramalho e Regina Maria Azevedo. Filme disponível para assistir: de 0h de 17/9 às 23h59 de 23/9/23.
  • 21/9, quinta-feira, às 13hWebinário da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, no Youtube, com o filme A grande ceia quilombola.  Debatedores: Adelaide Cassia Nardocci, Mateus Brito, Graça Epifanio e Valéria de Marcos. Filme disponível para assistir: de 0h de 18/9 às 23h59 de 24/9/23;
  • 27/9, quarta-feira, às 13h – Webinário de Fernando Costa de Pirassununga, no Youtube, com o filme Geração Z. Debatedores: Ednelí Monterrey, Lisiana Crivelenti Voltolini e Karla Michele da Silva Lima. Filme disponível para assistir: de 0h de 24/9 às 23h59 de 30/9/23;
  • 28/9, quinta-feira, às 13hWebinário da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, no Youtube, com o filme Lixo Mutante. Debatedores: Cristiano Gonçalves Cardoso, Wanda Maria Risso Günther. Filme disponível para assistir: de 0h de 25/9 às 23h59 de 1º/10/23;
  • 5/10, quinta-feira, às 13h – Webinário da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, no Youtube, com o filme A escala humana. Debatedores: Ivan Maglio, Leandro Luiz Giatti, Thiago Luiz Salvadêo Santos. Filme disponível para assistir: de 0h de 2/10 às 23h59 de 8/10/23 .
    .

Para conferir os filme acesse a plataforma Ecofalante Play

.

*Estagiário, sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.