O Express Cultura desta sexta-feira (25/8) traz como destaque entrevista com os Missionários do Blues, banda ribeirão-pretana que completa 25 anos de estrada e contou sobre o evento e a história do grupo. Para comemorar, o grupo faz show especial e gratuito em Ribeirão Preto, com gravação ao vivo e participações especiais, neste sábado, 26 de agosto, a partir das 16h, na sede da Associação Ribeirão-Pretana dos Funcionários da USP (Arfusp), no campus da USP, na Avenida Bandeirantes, 3.900, na Vila Monte Alegre.
A vigésima edição do Circuito Tusp continua nesta sexta-feira com o espetáculo Homens Pink, da Companhia La Vaca. Com direção do dramaturgo Renato Turnes, a peça é construída a partir de relatos de um grupo de senhores gays. No palco, as narrativas da infância, momentos de fervor, impacto da epidemia e atos de resistência se misturam com acervos pessoais, formando um espetáculo que celebra a importância dos pioneiros e a ancestralidade. A apresentação é às 20h no Teatro do Campus, que fica no Balão Central dentro do campus da USP, com entrada gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos às 19h. A peça tem classificação de 18 anos.
Ainda nesta sexta-feira tem o espetáculo Os Corpos Femininos em Nelson Rodrigues: Vestido de Noiva e Valsa nº 6, que faz parte da programação da sétima edição do Festival Nacional de Teatro. A peça foi inspirada na obra de Nelson Rodrigues, Valsa nº 6, de 1951, que narra a história da adolescente Sônia, assassinada enquanto executa a Valsa nº 6, de Chopin. Depois de morta, Sarah tenta montar o quebra-cabeça de suas memórias e reconstruir os acontecimentos de sua vida. Os Corpos Femininos em Nelson Rodrigues: Vestido de Noiva e Valsa nº 6 tem classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita, o espetáculo começa às 20h, na Artéia, Rua Dr. Paulo Tinoco Cabral, 230, no Jardim São Luiz.
Já o último espetáculo do Circuito Tusp é sábado (26/8), com a peça Florilégio, do Grupo Pombas Urbanas. O espetáculo buscou inspiração nas histórias de pessoas que vivem e viveram na Cidade Tiradentes, bairro da cidade de São Paulo, e no verbo “esperançar” de Paulo Freire. Florilégio convida o público a uma viagem esperançosa em direção ao futuro e reflete sobre como a luta coletiva pode transformar a sociedade. A peça começa às 20h, no Teatro do Campus, que fica no Balão Central dentro do campus da USP, com entrada gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos às 19h.
Já na programação deste sábado na sétima edição do Festival Nacional de Teatro, a peça escolhida é Kizomba Pra Preto: A Ópera do Carnaval. Com classificação livre, o espetáculo explora a história da luta pela liberdade do povo afro-brasileiro, destacando o papel do samba como elemento central na narrativa. Através das trajetórias de figuras como Dona Ciata e o surgimento do samba de bumbo de Bom Jesus de Pirapora, a ópera apresenta a resistência cultural que se desenvolveu a partir da escravidão. O espetáculo será às 20h, no Teatro Municipal, na Via São Bento, no Campos Elíseos. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do evento na bilheteria do Teatro Municipal.
Ainda na programação do Festival Nacional de Teatro, no domingo (27/8), tem a peça Candelária, com dramaturgia de Karla Muniz Ribeiro e direção de Madson Vilela. O espetáculo, com duração de uma hora, é um manifesto que ultrapassa a temática do racismo estrutural do Brasil e é resultado de uma pesquisa cênica sobre a Chacina da Candelária, que ocorreu na noite de 23 de julho de 1993, próximo à Igreja da Candelária, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Neste crime, oito jovens moradores de rua que dormiam na frente da igreja foram assassinados à queima-roupa por atiradores. Várias das outras 70 pessoas que dormiam nas ruas da região ficaram feridas com os disparos. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos uma hora antes do espetáculo, que tem seu início às 20h, na bilheteria do Teatro Municipal, onde será a atração.
A última dica de evento desse Express Cultura é diversão para toda a família. O Theatro Pedro II apresenta o espetáculo O Mágico de Oz. Baseado na obra de Lian Frank Baum, o espetáculo conta a clássica história de Dorothy, uma garota que tem sua casa levada por um ciclone, se perde em um mundo fantástico e quer voltar para casa. Para descobrir o caminho de volta, precisa encontrar o Grande Mágico de Oz. Com classificação livre, a produção conta com 12 atores, cantores e bailarinos, além de cenários, figurinos, efeitos visuais e sensoriais que inserem o público diretamente no universo do espetáculo. A apresentação começa às 16h, no Theatro Pedro II, que fica na Rua Álvares Cabral, 370. Os ingressos podem ser comprados presencialmente na bilheteria do teatro ou on-line pelo site megabilheteria.com, com valores entre R$ 30 e R$ 120.
*Estagiária, com orientação de Gabriel Mendeleh, edição de Rose Talamone.
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.