O Express Cultura desta terça-feira (28) traz como destaque o filme Medusa, da diretora Anita Rocha da Silveira. O longa brasileiro narra a história de uma gangue de jovens mulheres recatadas que, por conta da religião, caçam mulheres sexualmente livres, as espancam e filmam a agressão até que elas aceitem Jesus. O filme não é recomendado para menores de 16 anos e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência. O filme começa às 19h30, no Galpão do Sesc.
Na Biblioteca Sinhá Junqueira, tem atividade corporal livre com Giovanna Marqueli. A prática será às 15h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica na Rua Duque de Caxias, 547. A entrada é gratuita. A partir das 15h, tem a oficina Empoderah, exclusivamente para mulheres. O evento consiste em um bate-papo sobre assuntos do universo feminino e será na Rua Nazaré Paulista, 67, no Jardim Aeroporto. A oficina é semanal, toda terça-feira, e tem entrada gratuita.
O bate-papo Democratização das viagens através do conhecimento, com Alexandro Kurovski, do canal Melhores Destinos, será às 19h30 e aborda alternativas para viajar mais gastando menos. A conversa será realizada de forma presencial na Oficina 1 do Sesc, com entrada gratuita e 40 vagas disponíveis, que serão ocupadas por ordem de chegada.
A Casa Belas Artes tem dois filmes em cartaz. Às 14h, tem a exibição do longa A Estrela Cadente, dos diretores Dominique Abel e Fiona Gordon, com classificação indicativa de 12 anos. Na sessão das 16h, é a vez do filme A Hora da Estrela, da diretora Suzana Amaral. O longa tem classificação indicativa de 12 anos. A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em Pix e dinheiro e os ingressos para cada uma das sessões custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada. A Casa Belas Artes fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.
A USP Filarmônica realiza o 193° concerto da Série Concertos USP em memória de Érica Amêndola, jornalista de Ribeirão Preto falecida no mês passado. O programa inclui obras de compositores brasileiros e será no Theatro Pedro II, às 20h, com entrada gratuita.
Já no Teatro Municipal, o Grupo Teatral Gorki apresenta a peça Digam Seus Nomes. Com duração de 80 minutos, e início às 20h, o espetáculo narra a história de um grupo de jovens durante a ditadura militar brasileira. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Instagram @grupoteatralgorki, e a classificação indicativa é de 12 anos.
No Sesi, o espetáculo desta terça-feira é Um Precipício no Mar. Com classificação indicativa de 12 anos, a peça será às 20h, no Teatro do Sesi. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados com antecedência pelo site www.sesisp.org.br na opção Meu Sesi.
*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.