O Espaço de Cultura e Extensão Universitária (Eceu) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP recebe, a partir de 4 de março, a exposição inédita em Ribeirão Preto Nunca Fomos Tão Felizes, composta de trabalhos de diferentes técnicas e mídias como pintura, desenho, instalações, foto e videoperformances, a grande maioria realizada nos anos da pandemia de covid-19. O projeto ocupa as quatro salas expositivas do Eceu e o corredor que as une.
A exposição é criação de Danillo Villa, doutor em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Élcio Miazaki, formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e Vicente Lima, bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas.
A temática agrega a pesquisa de Miazaki, baseada em dados coletados por meio de documentos pertencentes, principalmente, ao período ditatorial civil-militar do Brasil (1964-1985), visando a um questionamento sobre o objeto “homem”, além da abordagem de Villa, que avança esses limites e discute, com ironia, como podem se manifestar os distúrbios decorrentes de qualquer momento – seja histórico ou não. Lima, o único artista da equipe nascido dentro do período democrático do País, é responsável pela intermediação entre as produções dos outros dois artistas, expografia e assina o texto da exposição.
Serviço
Exposição: Nunca Fomos Tão Felizes
Local: Espaço de Cultura e Extensão Universitária (Eceu) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP; Av. Nove de Julho, 980/ Jd. Sumaré – Ribeirão Preto – SP
Abertura: 4 de março de 2023, das 17h às 20h;
Período expositivo: A partir de 6 de março de 2023; segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.