Entrevista com o ator André Mattos é o destaque do “Express Cultura” desta sexta-feira (13/9)

O ator fala sobre a peça “Minha Futura Ex”, em que atua como protagonista

 13/09/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 16/09/2024 às 12:01
Por
Ator André Mattos atuando, vestido de terno e com os braços e mãos abertas
André Mattos em espetáculo – Foto: Cedida pelo ator – creditada à GRfotoevídeo
Logo da Rádio USP
O destaque do Express Cultura desta sexta-feira (13) é a entrevista com o ator André Mattos, que fala sobre o espetáculo Minha Futura Ex. No roteiro, um casal se encontra no hall do prédio do advogado para a assinatura do divórcio, seguido de situações que levam a um final surpreendente. O espetáculo, indicado para maiores de 14 anos, começa às 20h desta sexta feira (13) no Teatro Municipal, na Via São Bento, Campos Elísios. Clique aqui para mais informações sobre os ingressos.

Nesta sexta-feira (13), o Sesc recebe o bate-papo Povo Yanomami: O Desejo dos Outros, com Hanna Limulja, cientista social. A conversa explora o universo dos sonhos Yanomami, destacando a importância para esse povo. Ao contrário da psicanálise ocidental, para os Yanomami, sonhar é uma forma de interagir com outros mundos e seres, e os sonhos possuem um papel prático e político. O bate-papo, gratuito, indicado para maiores de 14 anos, será às 19h, no Sesc, Rua Tibiriçá, 50.

Ainda no Sesc, exibição do documentário Lugar de Escuta do diretor Julian Busquets Moura. O filme, que faz parte do projeto de mesmo nome, propõe um olhar sobre as diferentes masculinidades, quebrando estereótipos de gênero e propondo reflexões críticas sobre esses modelos. Após a exibição do filme, tem bate-papo com os facilitadores do projeto Lugar de Escuta. A exibição, gratuita e indicada para maiores de 16 anos, será às 19h30, no Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50, no Centro. 

O Cineclube Cauim recebe, nesta sexta feira(13), o show de um dos principais nomes do blues rock brasileiro, o guitarrista, vocalista e compositor Fred Sunwalk. O instrumentista é dono de um som de guitarra potente, demonstrando virtuosismo, mas sem deixar de lado o feeling e as influências vindas do blues. Fred já dividiu o palco com lendas como Carey Bell, Phil Guy, The Teardrops e abriu shows de Buddy Guy, Jimmy King, Stanley Jordan, The Wailers e Eric Gales. O show, de classificação livre, será às 20h30 no Cineclube Cauim, na Rua Olavo Bilac, 135, Vila Seixas.

No sábado (14), também no Sesc, mais um bate-papo, desta vez sobre o Breaking no Brasil, Antes e Depois dos Jogos Olímpicos. O bate-papo, gratuito, será às 10h do sábado. Ainda no Sesc, sábado também tem a oficina Colar Rastreador Para Flautas Esquecidas. A atividade faz parte do projeto Boca, pra que te quero?, que esse ano tem como tema a construção de instrumentos de sopro a partir de objetos do nosso cotidiano. Gratuita, de acesso livre, indicada para todos os públicos, com dois horários, às 10h30 e às 14h. Sobre o projeto Boca, pra que te quero?, mais uma atividade no Sesc: o show Alvimar e Zé Trabuco na Boca do Povo. A dupla retoma causos e músicas que fazem parte da tradição oral do nosso País. O show é realizado em paralelo com atividades de profissionais da odontologia com saúde bucal e saúde bucólica. Gratuito, livre para todos os públicos, às 16h, no Sesc, Rua Tibiriçá, 50, no Centro.

No Teatro Municipal de Ribeirão Preto, neste sábado (14), tem a Mostra Comentada Spring Tap, uma realização de Juliana Garcia. A mostra traz coreografias de sapateado de crianças e adolescentes de diversas escolas de Ribeirão e região e comentários de renomados sapateadores. A mostra, gratuita, será às 19h30, no Teatro Municipal, na Via São Bento, no Campos Elíseos.

Na Biblioteca Sinhá Junqueira, neste sábado (14), tem o projeto O Death Café – Ribeirão Preto. A realização é da Liga de Espiritualidade em Saúde e Cuidados Paliativos da USP, com o apoio do Instituto Lótus de Cuidados Paliativos, o Laboratório de Investigação sobre a Atividade Humana e Cuidados Paliativos e a Biblioteca Sinhá Junqueira. Na atividade, um bate-papo sobre a morte. Gratuita, às 9h, no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira. A Biblioteca recebe ainda o show Zeca: Retratos do Samba, com Maysa Rizzati e Leonardo Freitas numa releitura da obra de Zeca Pagodinho em piano e voz. O evento, gratuito e livre para todos os públicos, será às 16h. Outro evento na Sinhá Junqueira é o lançamento do livro Olhos de Serpente, da escritora Júlia Gabrielly. Às 14h do sábado, na Biblioteca Sinhá Junqueira, que fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

Durante todo o final de semana, no Museu Casa de Portinari tem Família no Museu, projeto que convida famílias para participarem de brincadeiras, jogos e leituras que tecem no gramado, espaço que também pode ser usado para realização de piqueniques. A atividade, gratuita, será das 10h às 16h do sábado e também no domingo.

No final de semana, o Sesc traz a atividade Primeiras Pedaladas: Ciclismo, que faz parte da Semana Move. O evento é destinado a ciclistas iniciantes que terão oportunidade de aprender as noções básicas de montar e manter uma bicicleta, além das técnicas de segurança essenciais para se movimentar nas estradas e trilhas com confiança. A atividade, gratuita, livre para todos os públicos, será às 10h. No domingo, também fazendo parte da Semana Move do Sesc, tem a atividade Clube da Corrida, Primeiros Passos. Oportunidade para aprender as noções básicas sobre corrida, treinar e receber orientações e dicas sobre os cuidados necessários antes, durante e após a prova, com foco no triathlon. Gratuita, indicada para maiores de 16 anos, conta com 30 vagas, às 7h30.

Para encerrar, o Sesc recebe o show do cantor de pagode Renato Martins, apresentando sucessos e homenageando nomes como Sorriso Maroto, Belo, Ferrugem e também faixas autorais. O show, gratuito, livre para todos os públicos, será às 11h. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.       

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rita Stella e Ferraz Junior

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.