Entrevista com o mestre de maracatu Gilmar Santana é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (12/9)

O mestre fala sobre o envolvimento do maracatu com a parte religiosa e sobre a oficina 5° Vivência de Maracatu de Baque Virado, que será nesta sexta-feira (13)

 Publicado: 12/09/2024 às 14:08
Por
Gilmar segurando um microfone, cantando em cima do palco que conta com luzes de led azuis
Gilmar Santana em show – Foto: Arquivo Pessoal
Logo da Rádio USP
O destaque do Express Cultura desta quinta-feira (12) é a entrevista com o mestre de maracatu Gilmar Santana, da Nação Estrela Brilhante de Igarass. O mestre fala sobre o envolvimento do maracatu com a parte religiosa e sobre a oficina 5° Vivência de Maracatu de Baque Virado, que acontecerá nesta sexta-feira (13/9). A oficina, gratuita, será às 19h30 no Memorial da Classe Operária – UGT, na Rua José Bonifácio, 59.

A Biblioteca Sinhá Junqueira, junto ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, promove a 26ª  apresentação da série de recitais BSJ e Curso de Música. O recital é gratuito às 19h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

No Teatro Municipal, nesta quinta-feira tem mais uma atividade da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, o espetáculo Circo da Física. Na peça, um estudante do ensino médio chamado Momo enfrenta dificuldades para entender física antes de uma prova importante. Cansado, ele adormece sobre os livros e, em seu sonho, é transportado para uma nave, onde se torna o Capitão Momo. O espetáculo, gratuito e livre para todos os públicos, será às 18h30 no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, na Via São Bento, no Campos Elíseos.

No Sesc, tem show da banda Glue Trip, que completa 10 anos de carreira. O projeto é liderado pelo músico paraibano Lucas Santa Cruz, que possui três álbuns lançados e é referência na música psicodélica brasileira. Apresentando o repertório de seu último disco, Nada Tropical, e faixas de toda a carreira, o grupo celebra sua trajetória. O show, indicado para maiores de 14 anos, será às 20h, no Sesc, Rua Tibiriçá, 50, no Centro.  

A Casa Belas Artes divulgou seus novos filmes em cartaz. O primeiro é Baile Das Loucas, do diretor Arnaud des Pallières. O longa acompanha a história de uma mulher que é internada por sua família em um hospital psiquiátrico por ter o dom de ver e ouvir mortos. Lá ela encontra uma enfermeira que vai mudar os rumos de sua vida. O filme, indicado para maiores de 14 anos, será exibido às 14h, na Casa Belas Artes. O próximo filme é Proibido a Cães e Italianos, do diretor Alain Ughetto. O longa animado se passa no início do século 20, no norte da Itália, em Ughettera, berço da família Ughetto. Tendo a vida nesta região se tornado muito difícil, os Ughettos sonham em começar tudo de novo no exterior. O filme, indicado para maiores de 12 anos, será exibido às 16h, na Casa Belas Artes. O último filme a entrar em cartaz é O Bastardo, do diretor Mathieu Mortelmans. O longa é um drama histórico que revela a notável trajetória de Ludvig Kahlen, um soldado e explorador dinamarquês do século 18. O filme retrata a árdua jornada de Kahlen para explorar e transformar a selvagem Jutlândia, uma vasta região da Dinamarca que hoje constitui a maior parte do país. O filme, indicado para maiores de 18 anos, será exibido às 19h, na Casa Belas Artes. O local fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, Vila Tibério.

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.