Apresentações na USP em Ribeirão Preto mostram a inclusão social e a diversidade através da arte

As apresentações serão entre 18 de novembro e 2 de dezembro, com entrada gratuita e uso obrigatório de máscara e fazem parte das comemorações do mês da Consciência Negra

17/11/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 21/11/2022 as 15:33
Fotomontagem de Jornal da USP com imagens da Seção de Atividades Culturais da USP

A Seção de Atividades Culturais da USP está com uma série de eventos que abordam inclusão social e diversidade. Serão quatro shows e uma apresentação de teatro de bonecos, gratuitos, no Teatro do Campus, com uso obrigatório de máscara.

As atividades fazem parte do projeto Inclusão Social e Diversidade na USP e em Municípios de seus campi, promovido pelo Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP em Ribeirão Preto, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Programação

No dia 18 de novembro, às 20h, o rapper Vinicius Preto apresenta seu show Flores, Votos e Balas, uma mescla do rap com elementos da música afro-brasileira, e diversas participações, além de cantar canções de seus mais de 10 anos de trabalho, que tem uma trajetória evidente e constante ao seu amor à arte e aos seus princípios de luta e de artista independente. Rapper, historiador, produtor cultural e fundador do grupo Zamba Rap Clube em 2010, Vinicius Preto tem mais de 40 músicas lançadas entre álbuns, clipes, singles, participações e EPs. Seu trabalho solo teve início em 2016 com o seu primeiro EP e em 2019 lançou o seu primeiro álbum oficial, onde mostrou toda sua força e militância contra o racismo institucional. Em 2020, mesmo com a pandemia, criou a produtora Coisa de Preto Produções e, junto com o rapper João d Deus, lançou um EP que uniu forças do rap em prol da música independente. No ano de 2021 criou o seu podcast Raízes e Matrizes e ainda lançou três singles, músicas que falam de amor, família e também de luta. Em 2022 lançou os singles Notícias da Segunda e Visão de Lince e em novembro chega seu próximo EP – Flores, Votos e Balas.

No dia 19 de novembro, às 20h, o grupo Annuar apresenta o show Um Olhar Para Dentro e Um Pouco de Nós Para Fora, nome do álbum lançado recentemente, que possui referências na música afro-brasileira e meditacional onde buscam construir uma linguagem própria que evidencia a força e a poesia negra. O grupo Annuar é fruto da movimentação cultural do interior paulista e, em um contexto social de opressões e silenciamentos, define a arte como um fio que nos conecta às memórias e ancestralidades, ferramentas de liberdade e de autoconhecimento.

Dia 24 de novembro, às 20h,  é a vez da Banda Top Gui, que iniciou suas atividades em julho de 2021. Conta com 40 alunos e alunas dos ensinos fundamental e médio que compõem a Banda Marcial da Escola Estadual Jovem Felipe Gui Rocha, do Parque dos Flamboyans em Ribeirão Preto, e conta com vocais e coral. No repertório musical: Strauss, Mulher Brasileira (Benito di Paula), Bolero de Ravel (Maurice Ravel, Milos Karadaglic), Tema de Lara (The Jordans), Carruagem de Fogo (Vangelis), A Banda (Chico Buarque). A execução musical contém narração, interpretação e dança e a regência é do professor Alexandre Moretti Marçal.

No dia 27 de novembro, às 16h, o grupo de teatro de bonecos Mamulengo Água de Cacimba, apresenta o espetáculo A Flor do Mamulengo. Com músicas autorais e populares tocadas ao vivo, a peça com cenas poéticas e lúdicas conta a trajetória de vida de um trabalhador do campo com uma história familiar de um vaqueiro, uma agricultora e uma parteira. O Mamulengo Água de Cacimba nasce do acervo de bonecos deixado pelo mestre mamulengueiro Afonso Aguiar. O mamulengo é um teatro de bonecos popular do Nordeste, onde os brinquedos são passados oralmente de geração em geração, de mestre a aprendiz.

Em 2 de dezembro, às 20 horas, é a vez da cantora, bailarina e coreógrafa Fanta Konatê e Djembedon apresentar Música e Dança Africana. Representando a cultura de Guiné-Conacri, o espetáculo conta a história da cultura africana. Fanta Konatê é cantora, bailarina e coreógrafa. Especializada em danças tradicionais e contemporâneas do Oeste Africano.

Para mais informações sobre os eventos, acesse aqui.