Alunos da USP promovem exposição cultural sobre questões sociais brasileiras

A exposição será no dia 4/7, às 19h, no Centro Cultural Palace

03/07/2023 - Publicado há 1 ano

Para comemorar os 20 anos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, os alunos da disciplina de Mediação e Recepção da Informação, orientados pela professora Silvia Maria do Espírito Santo, promovem a oitava Exposição de Mediação e Recepção da Informação.

A exposição TRANSFORMAÇÃO: Exposição cultural dos Alunos de BCI da USP de Ribeirão Preto traz uma experiência artística única ao discutir eixos da transformação e os trabalhos desenvolvidos envolvem questões sociais brasileiras e os temas apresentam-se em subtítulos.

Será no dia 4/7, a partir das 19h, no Centro Cultural Palace, Rua Álvares Cabral, 322, centro de Ribeirão Preto. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição.

Subtítulos

De descanso ao desastre – Esse tema visa apresentar ao público equipamentos culturais cuja trajetória foi permeada pelo esquecimento da sociedade em algum nível fazendo com que seu acervo ou edificação fossem destruídos ao longo do tempo, culminando em tragédias. O público será convidado a fazer parte de uma exposição imersiva, De descanso ao desastre, que simula o ambiente em degradação de bibliotecas, museus e teatros através de elementos físicos, visuais e sonoros.

O peso da palavra – Já parou para pensar sobre o peso das palavras que utilizamos todos os dias? A exposição O peso da palavra oferece ao público a oportunidade de repensar certas palavras que são utilizadas no dia a dia e acabamos não dando a devida atenção para o peso que ela carrega. Muitas palavras carregam consigo diversos estigmas e preconceitos que atingem diretamente grupos de pessoas. Através dessa exposição de caráter audiovisual, o público ficará frente a frente com uso de termos que carregam esses estigmas e poderá ver e sentir o peso da palavra.

Desconexão, Tecnologia e Solidão –  As tecnologias sempre acarretaram transformações na forma do ser humano viver e se relacionar consigo mesmo e com os outros. Segundo dados de 2021 do IBGE, 90% dos lares brasileiros têm acesso à internet. Também em 2021, o levantamento do Instituto Ipsos indicou que 50% dos brasileiros sentiam solidão. Embora já estejamos num contexto diferente – uma vez que a pandemia não mata mais do que a média de 2 mil brasileiros por dia – as promessas de conexão uns com os outros através de redes sociais soam cada vez mais distantes. A exposição Desconexão, Tecnologia e Solidão tem como objetivo a reflexão de um mundo tão conectado digitalmente, porém também desconectado; portanto, a consciência de como usamos a tecnologia no cotidiano.

Lixúria –  A exposição Lixúria apresenta uma visão abrangente da história da cidade, desde a era industrial até os dias de hoje. Além disso, chama a atenção para a questão da poluição e da preservação do patrimônio histórico e cultural, destacando a importância de se trabalhar juntos para garantir um futuro sustentável e próspero para a cidade.

Alimentando o saber –  Ao sentar-se numa mesa de um restaurante chique, percebemos que não nos alimentamos apenas de comida, os livros também nos alimentam, só que a alma. Em Alimentando o saber a proposta é que ao sentar, você terá uma experiência de reflexão de como está sua leitura e como anda sua alimentação? Está alimentando sua alma?

Narrativas Silenciadas –  Um convite à valorização das tradições e culturas ancestrais. Uma denúncia dos processos de silenciamento e apagamento das culturas indígenas e um chamado para ação, convidando os visitantes a se engajarem em uma reflexão profunda sobre a importância de preservar e amplificar as vozes indígenas, rejeitando qualquer forma de apagamento cultural. Em Narrativas Silenciadas o visitante participa dessa jornada de resgate da ancestralidade e valorização das vozes indígenas celebrando sua contribuição inestimável para a formação da identidade brasileira.

Mais informações ceci.ffclrp@gmail.com

Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação

O curso, oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP no período noturno tem duração de quatro anos, divididos em oito semestres. Está inserido na área de Ciências Sociais Aplicadas e visa formar profissionais da informação aptos para atuarem de forma crítica, ética e humanista nos diversos segmentos do mercado. O profissional formado no curso torna-se apto a aplicar conceitos e práticas na gestão, armazenamento, organização, distribuição e preservação da informação. A formação permite que o profissional atue não apenas nos ambientes tradicionais de informação como bibliotecas, museus e arquivos, mas também em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, no papel de executor e/ou gestor de centros de informação, de bibliotecas digitais, na curadoria digital, na preservação do patrimônio e em diferentes ocupações relacionadas à informação e ao conhecimento nas organizações. Também poderá optar pela pesquisa e ensino, dando prosseguimento à vida acadêmica na pós-graduação. Para mais informações sobre o curso clique aqui.