Teatro de Abdias do Nascimento é o foco de programa on-line produzido no polo São Carlos do Teatro da USP

Nova temporada do programa semanal on-line Teatro-Comprimido será focada no Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias do Nascimento na década de 1940

Publicado: 17/06/2024

Como parte das comemorações dos 80 anos do Teatro Experimental do Negro (TEN), o programa Teatro-Comprimido estreou em junho uma segunda temporada que vai destacar o papel fundamental do TEN e seu criador, Abdias do Nascimento (1914-2011), no desenvolvimento do teatro negro no Brasil.

O Teatro-Comprimido é uma série de vídeos educativos de curta duração, focados em curiosidades teatrais e que é parte do projeto TUSP TV, conduzido pela equipe do polo do Teatro da USP (TUSP) em São Carlos, criada para produzir material audiovisual para uso no YouTube e em outras mídias audiovisuais. De periodicidade semanal, o programa vai ao ar às segundas-feiras, às 15h.

Na primeira temporada, que foi ao ar entre março e abril de 2024, os episódios traziam temas diversos, como as relações dos filmes Tubarão e O Rei Leão com o teatro; as visões de feminismo na música Mulheres de Atenas, de Chico Buarque; a história do coletivo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone; e a estreia de Maria Bethânia como cantora no Show Opinião – um ano após o golpe de 1964 (confira no link).

Nesta segunda temporada, intitulada O TEN faz 80 anos!, o programa toma um caráter mais documental, com episódios mais longos, para trazer à tona aspectos talvez desconhecidos sobre o intelectual Abdias do Nascimento e seu Teatro Experimental do Negro, criado nos anos de 1940.

Em 2024, ano em que completa 80 anos desde a sua fundação, o TEN foi escolhido como um dos temas centrais da programação do Teatro da USP, a fim de lançar um olhar mais apurado em relação ao teatro negro brasileiro.

Para este fim, a coordenadora do TUSP São Carlos, Claudia Alves Fabiano, e Luís Gongra, estagiário de audiovisual, iniciaram um processo de pesquisa documental para a realização dos episódios, com colaboração da também estagiária Caroline Favotto.

O primeiro episódio foi lançado em 03 de junho levando ao público um pouco sobre de onde surgiu a ideia para a criação do Teatro Experimental do Negro e quais foram os passos iniciais do grupo, entre espetáculos e cursos. O segundo episódio, também já está no ar, tratando da  trajetória do intelectual fundador do TEN, umas das figuras políticas mais importantes da história do movimento negro brasileiro.

Diferentemente da temporada anterior, apresentada por Luís Gongra, a apresentação dos novos episódios está a cargo de Claudia Alves Fabiano e Sara Bononi, ex-integrante do Núcleo TUSP de São Carlos, que já presidiu a Comissão de Direitos Humanos da OAB da cidade, e é conselheira da OAB-SP, ativista jurídica ambiental e militante contra discriminações.

Sobre a participação no projeto, Sara destaca: “Confesso que eu mesma não sabia de passagens importantes da história de Abdias e de outras personagens do teatro negro, da força transformadora dessas pessoas em seu seguimento”, e completa que o grupo foi um marco na luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira.

De acordo com Luís, “as pesquisas para a realização do projeto nos fizeram perceber o quanto o tema é amplo e atravessa as mais diversas linguagens, como o teatro, o cinema e a TV”, o que resulta numa valiosa pesquisa iconográfica a cada episódio. “É muito especial colocarmos em evidência registros iconográficos raros de artistas negros, muitos que não foram valorizados em suas produções na época”, completa Claudia.

Outros aspectos de destaque na criação dos episódios são o contato constante com pesquisadores que tratam ou já trataram do assunto, como Viviane Narvaes, William Santana Santos e José Fernando Peixoto de Azevedo, que é também diretor do TUSP, além da utilização das equipes do TUSP e do Centro Cultural de São Carlos na criação dos episódios, como nas apresentações e nas narrações em off, bem como o uso do Centro Cultural na ambientação dos episódios – ressaltando a beleza desse importante espaço público para a cultura e a arte de São Carlos.

Claudia lembra que “o objetivo sempre foi criar um espaço efetivo de comunicação com a sociedade, enfatizando temas com relevância social que possam cada vez mais aproximar a universidade da cidade, da vida cotidiana”. Sara completa: “em projetos como estes, construídos no berço de uma Instituição que concentra grandes intelectuais e futuros, está o combate eficiente ao apagamento histórico da comunidade negra. E, pelo formato, o trabalho se torna uma ferramenta educativa para promover a compreensão das relações raciais no Brasil e o combate ao racismo estrutural, inserindo-se num contexto da justiça de transição, buscando reconhecer e reparar as violações de direitos humanos sofridas pela população negra”.

O Teatro-Comprimido vai ao ar às segundas-feiras, 15h, no canal do Tusp São Carlos no Instagram e no canal de YouTube do Tusp TV, onde ficam também acessíveis todos os episódios do TV TUSP.