Pesquisador residente da Biblioteca Brasiliana lança manual para interessados na pesquisa acadêmica

O professor e escritor Jean Pierre Chauvin reuniu, em um texto leve e bem-humorado, dicas valiosas para aqueles que almejam a iniciação científica ou pós-graduação

Publicado: 24/06/2024
Capa do livro Da Arte de (se) Orientar, de Jean Pierre Chauvin

No dia 20 de junho, foi lançado o livro Da Arte de (se) Orientar [Para Pós- Modernos e Geração Z], de Jean Pierre Chauvin, um dos pesquisadores residentes da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). Segundo o autor, a publicação pretende apresentar ao leitor “macetes, truques e fórmulas discursivas que podem ser úteis àqueles que vão desbravar a universidade”.

A obra consiste em um pequeno manual que ensina o que (não) fazer para ingressar na iniciação científica e nos cursos de pós-graduação. O livro trata de questões práticas que, por parecerem simples ou óbvias para aqueles que já possuem uma longa carreira acadêmica, não são esclarecidas, de fato, para os que estão apenas iniciando sua jornada na universidade. Sem constrangimentos, o texto de Chauvin conta com orientações que vão desde as etapas de candidatura à pesquisa até maneiras adequadas de se portar virtual e presencialmente no ambiente acadêmico.

A leitura oferece ao público exemplos sobre o quê e como pesquisar, como se corresponder com professores/orientadores, atuar em reuniões, bancas e eventos, como estruturar uma mensagem de e-mail, entre outros conhecimentos preciosos aos alunos que se interessam pela pesquisa; dessa forma, desmistifica o ingresso e a permanência na universidade.

Chamado pelo autor de pseudotratado, a obra preza pela leveza e reflexão em uma linguagem acessível, sem nenhum prejuízo à qualidade do texto. O livro é composto de 12 breves capítulos que podem interessar não apenas a estudantes, nascidos antes e depois da era digital, mas também a orientadores que buscam, por exemplo, compreender as melhores formas de acolher os alunos.

Segundo Chauvin, essa publicação resultou de uma longa experiência como docente e pesquisador, além de “um exercício pessoal, pois parodia tratados de cortesia e etiqueta que circularam no mundo luso-brasileiro, entre os séculos 17 e 19. Diria que é um guia despretensioso que tenta ensinar e divertir simultaneamente”, declara o escritor. Nesse sentido, o pequeno manual é permeado de humor e dicas provocativas, sendo uma leitura de fácil acesso para o público de diferentes áreas.

Jean Pierre Chauvin, autor do livro Da Arte de (se) Orientar– Foto: IEA-USP

O autor

Jean Pierre Chauvin, doutor em Letras na área de Teoria Literária e Literatura Comparada, é professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; na mesma faculdade é coordenador do Centro de Estudos em Língua Portuguesa. É pesquisador associado ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, em Lisboa, e membro da Cátedra Pombal da Universidade Federal do Sergipe desde 2022. Na Universidade Federal de São Paulo é colíder do Grupo de Pesquisa: Historiografia das Letras Luso-Brasileiras e da Literatura Brasileira.

Na BBM, o docente é pesquisador residente. Ele desenvolveu as pesquisas Poesia Árcade: Revisão e Ampliação do Cânon Literário e Poesia e Etiqueta no Antigo Regime, esse último projeto foi apresentado na Jornada BBM de Pesquisa, evento que teve como intuito exibir ao público e aos colegas pesquisadores trabalhos que foram desenvolvidos a partir de obras do acervo da Biblioteca pelos selecionados na 9ª edição do Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEUUSP.

O novo manual Da Arte de (se) Orientar é o primeiro lançamento da Editora Ponta de Lança, uma tradicional livraria que estreia no setor editorial com a parceria de Chauvin. Para adquirir o livro, basta acessar o site da editora: editorapontadelanca.com.br.

*Estagiária sob supervisão de Eliete Viana