O conjunto de sopros da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) se apresenta nesta quarta-feira (13), às 15h, no Anfiteatro da Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Regida por André Bachur, o noneto de sopros traz uma variedade de obras que demonstram todo o naipe de sopros da orquestra. A entrada é gratuita.
Com obras de Beethoven, Stravinsky e Ronaldo Miranda, o repertório exibe – nas palavras de Bachur – “sonoridades modernistas com texturas clássicas, combinando a atualidade com a tradição”.
De acordo com o maestro “Poderemos escutar uma transcrição da famosa 7a Sinfonia de Beethoven para um noneto de sopros, que trará uma nova maneira de ouvir esta célebre obra, com toda sua potência e desafios condensados para este grupo de câmara”. Com relação a composição Octeto, de Stravinsky, obra do período neoclássico, o destaque fica para “a energia rítmica e equilíbrio formal”, ressalta.
Finalizando a apresentação o Noneto, de Ronaldo Miranda, “dialoga com as duas outras peças a partir sonoridades modernistas e “stravinskyanas” aliadas a um equilíbrio e transparência de texturas clássicas, trazendo também todo o lirismo e alma de um cantar brasileiro”, completa Bachur.
Serviço
A apresentação da Orquestra Sinfônica da USP acontece dia 13 de novembro, às 15h, no Anfiteatro da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP (Estrada Municipal do Campinho, 100). A entrada é gratuita.
*Estagiário sob supervisão de Elcio Silva