Orquestra da USP retorna com concertos que unem ciência e música

Sob regência do maestro Tobias Volkmann, “Cosmogonias Sonoras” apresentará uma jornada pelas distintas visões da origem do Universo e pela abordagem científica desta questão, propondo reflexões através de ciência e música

 Publicado: 24/06/2024
Por

Em continuidade à programação mensal de junho, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) apresentará o primeiro concerto da Série Torre do Relógio em 2024, no dia 29 de junho, às 16h, no Centro de Difusão Internacional (CDI/USP). 

A série de concertos inspirada na Torre do Relógio – monumento localizado no centro da Cidade Universitária, que tem duas faces representando, de um lado, as ciências exatas e, de outro, as artes e ciências humanas – busca inserir o espectador em um ambiente de diálogo entre realidade e fantasia. 

Através da música, de recursos audiovisuais e das contribuições de pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), Cosmogonias Sonoras vai unir obras musicais inspiradas nestas áreas de conhecimento a reflexões sobre a origem do Universo, dos fenômenos geofísicos e atmosféricos e de seus impactos na vida cotidiana, catalisando os sentidos do espectador e o convidando à reflexão.

Cosmogonias Sonoras abordará as diferentes perspectivas de criação do Universo, oferecendo uma jornada com início em obras musicais baseadas em mitos fundadores e religiosos, percorrendo uma visão empírica e chegando por fim a obras compostas como uma ode à contribuição científica humana. 

O programa se inicia com a abertura do oratório A Criação, de Joseph Haydn, intitulada A Representação do Caos. Em seguida, o público será levado a outra visão de mundo através do movimento nº 13 – Iansã, da Sinfonia dos orixás, de Almeida Prado, inspirada pela cultura afro-brasileira. A abertura Zemira, obra que pretende representar “relâmpagos e trovões”, de José Maurício Nunes Garcia, principal compositor das Américas no período colonial, completa a primeira parte do concerto. A abertura Helios, de Carl Nielsen, inspirada pelo mito de Hélios, descrevendo a breve ascendência do arco do Sol prepara a escuta do público para Eclíptica – Treze Constelações Sinfônicas, uma ode ao céu, obra contemporânea do compositor paulista Mateus Araújo. 

“O programa Cosmogonias Sonoras parte de obras que foram inspiradas por visões de mundo baseadas em mitos fundadores e princípios religiosos para explicar a origem do Universo, de fenômenos meteorológicos e atmosféricos. Seguimos, ao lado da contribuição dos cientistas do IAG, para obras inspiradas por uma visão de mundo científica. Sem perder o contexto de cosmogonia e a conexão com os problemas que nos assolam nos dias de hoje, especialmente no Sul do Brasil. Nosso encontro científico-musical certamente vai propor reflexões.” – Tobias Volkmann, maestro

Os concertos Osusp são gratuitos e solidários, garantidos através da doação de 1 kg de alimento não perecível, agasalhos e cobertores. O lote de ingressos para a Cosmogonias Sonoras será liberado no dia 24 de junho (segunda-feira), às 16h, e as entradas são reservadas através de nosso AppTicket, disponível em nosso site (https://osusp.prceu.usp.br/). 

SERVIÇO

  • Data: Sábado, 29 de junho de 2024, às 16h
  • Local: Auditório Centro de Difusão Internacional (CDI) (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 4 – Butantã, São Paulo)
  • Link para reserva de ingressos: O lote de ingressos será aberto às 16h do dia 10 de junho (segunda-feira), no link!

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.