Obra de Chico de Oliveira é analisada em curso gratuito

Professores discutem o pensamento do sociólogo que se debruçou sobre vários aspectos da realidade brasileira

21/05/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 24/05/2024 as 13:06

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 5 de junho o curso gratuito O Ovo do Ornitorrinco: Da crítica à razão dualista à exceção permanente. O Brasil de Chico de Oliveira. O objetivo é discutir os temas candentes na obra e pensamento de Chico de Oliveira, compreendendo os eixos de interpretação sobre a formação socioeconômica brasileira desenvolvidos pelo autor ao longo de sua trajetória e em debate com seus interlocutores.

Ministrado pelos professores Alexandre Barbosa e Cibele Rizek, ambos da USP, e Joana Barros, da Unifesp, o curso terá quatro encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 100 vagas, as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link http://e.usp.br/qeh até 31 de maio.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Quem são os ministrantes
Joana Barros é professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), compõe a coordenação do Centro de Memória Urbana (CMUrb/Unifesp) e do Ateliê de História Oral. É pesquisadora do Laboratório de Narrativas Urbanas (LaNaUrb/Unifesp) e do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (LASInTec/Unifesp). Doutora (2012) e mestre (2004) em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e pós-doutora pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (2018). Seu trabalho interdisciplinar concentra-se nas áreas de sociologia política e urbana; formação e pensamento social brasileiro; movimentos sociais e participação popular; políticas públicas e direitos sociais, coerente com a proposta, contribuindo para a dinamização das atividades.

Alexandre de Freitas Barbosa é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), tem mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Cebrap entre 2007 e 2009. É professor livre-docente de História Econômica e Economia Brasileira do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e coordena o Núcleo Temático Repensando o Desenvolvimento, do LabIEB. Tem se dedicado a pesquisas relacionadas ao mercado de trabalho e desigualdade no Brasil; ao pensamento econômico e social sobre o desenvolvimento no Brasil, com ênfase no estilo de interpretação histórico-estrutural; e à inserção externa da economia brasileira com destaque para os impactos trazidos pela China. Publicou em 2021 o livro O Brasil Desenvolvimentista e a Trajetória de Rômulo Almeida: projeto, interpretação e utopia, que recebeu, em 2022, o Prêmio Brasil de Economia na categoria de melhor livro do ano, concedido pelo Cofecon.

Cibele Saliba Rizek é professora titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, possui graduação em Ciências Sociais pela USP (1972), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Sociologia pela USP (1994). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU e pesquisadora do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania, também da USP. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em outras sociologias específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, reestruturação produtiva, habitação, espaço público e cidadania.

5 de junho
Introdução ao pensamento de Chico de Oliveira – trajetória intelectual + formação socioeconômica brasileira e a crítica ao dualismo

12 de junho
Desenvolvimento regional, dependência e neoliberalismo + organização dos trabalhadores e movimentos sociais: o lugar da política