O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 11 de março o curso gratuito Diálogos sobre Histórias dos Territórios Periféricos da Cidade de São Paulo. Ministrado pelo pesquisador Adriano José de Sousa, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 16h às 19h. Com 150 vagas, as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/ryx até 28 de fevereiro.
O curso pretende apresentar e debater formas de organização e produção intelectual das populações negras, indígenas, movimentos sociais e coletivos periféricos formados por trabalhadoras e trabalhadores que, ao fortalecerem a identidade de suas comunidades com seus territórios por meio de diferentes formas de pesquisa e difusão da história, traçam novos projetos de cidade.
Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.
Programação
11 de março
Periferias: histórias e historiografias: análise comparada entre São Mateus e Perus, com presença do coletivo Centro de Memórias Queixadas
18 de março
O Teatro do Grupo Rosas Periféricas e as Memórias do Parque São Rafael
25 de março
Zona Noroeste de São Paulo: escritas urbanas do Jaraguá por meio do Teatro do Coletivo Nos Trilhos
1º de abril
Caminhos de M Boi Mirim: histórias para além de Santo Amaro no trabalho do ponto de cultura Bloco do Beco
8 de abril
CPDOC Guaianás e as memórias da classe trabalhadora do extremo Leste de São Paulo
15 de abril
O audiovisual, o registro e patrimônio das quebradas: produção de João Brito e Ana Alexandria e seus diálogos com o Grupo Ururay Patrimônio Cultural
O ministrante
Adriano José de Sousa é especialista em História das Periferias da cidade de São Paulo, com foco no estudo do território de São Mateus e em trabalhos de memória/intervenções urbanas dos coletivos de cultura periféricos do município. Desde 2021, é mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e, a partir de 2018, integrante do coletivo de pesquisadores periféricos Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás (CPDOC Guaianás). É doutorando em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP abordando as elaborações de pesquisa e difusão de coletivos de cultura periféricos da cidade de São Paulo sobre a história e memória de seus territórios de atuação. Participa do grupo de estudo Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (Cacal) da FAU e é integrante do Laboratório de Material Didático e Ensino de História (Lemad) da FFLCH. Atua como professor de história na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo e como educador popular na Uneafro-Brasil. É professor convidado da Escola da Cidade, ministrando curso eletivo sobre Histórias das Periferias da Cidade de São Paulo para a graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Serviço
Curso Diálogos sobre Histórias dos Territórios Periféricos da Cidade de São Paulo
Onde: Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo (próximo à estação Higienópolis do Metrô)
Quando: De 11 de março a 15 de abril de 2025, terças-feiras, das 16h às 19h
Quanto: Gratuito
Vagas: 150 vagas presenciais com certificado
Inscrições pelo sistema Apolo https://e.usp.br/ryx (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)