O Centro MariAntonia da USP acolhe, entre 3 e 6 de dezembro, o 5º Seminário de Sociologia da Cultura, promovido pelo Núcleo de Sociologia da Cultura da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). A abertura será no dia 2 de dezembro, às 19h, na sala 14 da FFLCH. O evento é aberto a todos e tem entrada gratuita.
Este ano o encontro se concentra nos trabalhos dos pesquisadores do Núcleo de Sociologia da Cultura que estão em fase de conclusão ou já finalizados. São pesquisas nas áreas de teatro, cinema, música popular, artes plásticas, literatura, intelectuais, cultura pop e filantropia.
O que é o Núcleo de Sociologia da Cultura:
Iniciativa dos professores Luiz Carlos Jackson, Fernando Pinheiro, Sergio Miceli, Maria Arminda do Nascimento Arruda, Ana Paula Hey e de seus respectivos orientandos, o núcleo tem o intuito de assegurar um espaço de discussão sobre a Sociologia da Cultura na USP. As reuniões acontecem quinzenalmente desde o final do ano de 2015 com o objetivo de debater coletivamente as pesquisas em andamento e a produção acadêmica de interesse comum. Ao reunir pesquisadoras/es das diferentes áreas pertencentes ao campo dos estudos da cultura (artes plásticas, cinema, música, literatura, teatro e jornalismo, por exemplo), o NSC funciona como um espaço dinâmico que congrega interesses diversos, expressão mesma da pluralidade temática própria da Sociologia da Cultura.
Acompanhe a programação:
Segunda-feira, 2 de dezembro – FFLCH (Sala 14)
19h – FFLCH, Sala 14
Abertura: Conversa sobre A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil com o autor Mário Medeiros (Unicamp)
Terça-feira, 3 de dezembro
15 horas – Mesa 1 – Sociologia dos intelectuais
Diacronia da Teoria Social no Brasil – Uma Introdução a partir das obras de Milton Santos e Octávio Ianni (1948 – 2004) – Juan Montezuma
A cidade dos intelectuais: formação da sociologia urbana no Brasil – Bruna Souza
Entre o direito e a cultura: quem escreve no Ministério Público – Treicy Giovanella
História social da Nova Esquerda britânica: apontamentos iniciais – Ugo Rivetti
Revistas culturais afro-caribenhas e intelectualidade engajada com a agenda pública: A Revue Indigène sob a perspectiva da teoria das representações sociais – Emmanuel
Quinta-feira, 5 de dezembro
14 horas – Sagrados e profanos
Neocristandade e crítica literária católica no Rio de Janeiro na primeira metade do século 20 – Pedro Serrano
A construção da poesia de Paulo Leminski (1976-1980) – João Victor Kosicki
Heitor dos Prazeres e os sentidos da alfaiataria no pós-abolição – Douglas de Jesus
Alianças à direita: homens “sem sentimentalismos” no mercado de opiniões brasileiro – Allana Meirelles
Influência e legitimidade: lutas pelo poder entre críticos gastronômicos periodistas e independentes – Camila Crumo
16 horas – Transições e rupturas
Teatro Negro em diáspora: uma peça de James Baldwin na cidade de São Paulo (1966) – William Santana Santos
Cinema de transição: a produção carioca de filmes sobre a ditadura – Rachel Abrão
O campo da Retomada: as políticas públicas, as trajetórias sociais e os “personagens insurgentes” – Tony Nakatani
Arte em São Paulo na década de 1980: os grupos da Casa 7 e da Faap – Gabriel Cardoso
Sexta-feira, 6 de dezembro
14 horas – Mesa 1 – Circuitos transnacionais
Uma fábrica transnacional de estudos em filantropia e terceiro setor: Fundação Kellog e a iniciativa Building Bridges (1997-2002) – Marcello Stella
Música instrumental na ditadura e migrações de músicos brasileiros para os Estados Unidos (anos 1960-70) – Paula Carvalho
Repensando o soft power: animes e k-pop em São Paulo – Júlio Cesar Santos
Rap brasileiro e internacionalização: sobre o rapper Criolo em Paris – Daniela Vieira dos Santos
16h30 – Popular e erudito
De Inezita Barroso a Marília Mendonça: violeiras e cantoras na música caipira e sertaneja – Luiz Antonio Guerra
“Heróis nunca morrem”: o carisma da posição social do rapper brasileiro – Vanessa Gatti
Desafios para a efetivação da democracia cultural e as disputas em torno da Orquestra Sinfônica da Bahia – Natália Barreto
Estética e performance no novo teatro portenho: Feldman, Cacace e Obersztern – Nicholas Rauschenberg
Ideias dominantes a serem dominadas: as demandas de seleção de doutorado em artes cênicas – Rodolfo Godoi
Serviço
5º Seminário de Sociologia da Cultura
2 de dezembro, às 19h – FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315)
3 a 6 de dezembro – Centro MariAntonia da USP – Edifício Rui Barbosa
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quanto | Grátis
Informações | (11) 3123-5202