Casa de Dona Yayá promove oficina sobre o projeto da nova sede da escola de samba Vai-Vai

O objetivo é a elaboração colaborativa de bases e estudos preliminares para uma nova quadra do Vai-Vai

Publicado: 15/07/2024

Na última semana de julho a Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, promove a oficina intensiva Vai-Vai fica: possibilidades para a quadra do Vai-Vai no Bixiga. A iniciativa, em parceria com a escola de samba Vai-Vai e o coletivo Malungo, pretende reunir pessoas interessadas em pensar de forma colaborativa possibilidades, estudos e projetos para a ocupação de espaços do bairro pelo Vai-Vai.

A Escola de Samba Va-Vai teve sua sede desapropriada em 2020 com a construção da linha 6 do metrô de São Paulo, dando lugar à estação 14 Bis-Saracura, no bairro da Bela Vista, conhecido como Bixiga, na região central da capital. A proposta para a nova sede é a ocupação do edifício tombado do antigo Teatro Zaccaro e a Fábrica Eln, localizados na rua Rui Barbosa.

A oficina, que será ministrada por Minoru Naruto, Flávia Santana, Victor Prospero e André Felipe, parte de uma reflexão e diálogo sobre a importância da permanência da agremiação no bairro, marco fundamental da memória e dos laços de sociabilidade da comunidade negra.

O Cordão Carnavalesco Vai-Vai nasceu na década de 1920, organizado a partir das ruas e casas do Bixiga. Nos anos 1970, já como Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, ocupou a área entre as ruas São Vicente, Lourenço Granato e Cardeal Leme, em frente à Praça 14 Bis. Essa rgião que corresponde a uma porção relevante do Quilombo Saracura, estabelecido no século XIX às margens do rio que leva o mesmo nome.

Durante 90 anos a sede do Vai-Vai foi um local de convivência, práticas culturais, educativas e assistenciais. Desde o despejo, a Escola ensaia em quadras cedidas e dentro e fora do Bixiga, e busca pela negociação de uma saída para sua permanência no bairro.

29 de julho (segunda-feira)
Apresentação da oficina, discussão e levantamento in loco

30 de julho ( terça-feira)
Conversa sobre intervenção em bens culturais e produção de bases

31 de julho (quarta-feira)
Conversa com o coletivo Saracura Vai-Vai sobre o Bixiga como território negro e ateliê de projeto

1º de agosto (quinta-feira)
Ateliê de projeto

2 de agosto (sexta-feira)
Ateliê de projeto e apresentação e discussão finais

Onde | Rua Major Diogo, 353, São Paulo-SP
Quando | De 29 de julho a 2 de agosto de 2024, das 14 às 18 horas
Quanto | Gratuito
Ministrantes | Minoru Naruto, Flávia Santana, Victor Prospero e André Felipe
Público-alvo | arquitetos, estudantes de arquitetura e urbanismo e áreas afins e demais interessados na discussão e elaboração de estudos preliminares de arquitetura e em intervenção em bens culturais
Vagas | 20 vagas

Inscrições | até 17 de julho (quarta-feira) por meio de formulário eletrônico.

* Com edição de Fabio Rubira