104 anos de Celso Furtado: conheça a publicação da Biblioteca Brasiliana sobre a obra do economista

A edição de 2021 reúne as contribuições feitas por estudiosos no seminário “Celso Furtado e os 60 anos de formação econômica do Brasil”

Publicado: 26/07/2024
Livro comemorativo da obra clássica de Celso Furtado, rememorada em seminário de 2019 - Fotomontagem: Feliza Santos**/BBM-USP

O selo Publicações BBM, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, além de lançar para o público livros escritos a partir do trabalho realizado por pesquisadores residentes, também possui algumas obras produzidas em parceria com as Edições Sesc São Paulo. É o caso do livro Celso Furtado e os 60 anos de formação econômica do Brasil, publicado em 2021.

Trata-se de uma publicação comemorativa lembrada neste mês, em que o economista Celso Furtado completaria 104 anos, no dia 26 de julho. O livro sintetiza textos de profissionais que participaram do seminário com o mesmo título da obra. O evento ocorreu em 2019 como iniciativa conjunta da BBM e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, sediado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Participaram de 22 estudiosos da vida e obra de Celso Furtado, em especial, o livro Formação econômica do Brasil, de 1959, que esteve entre os títulos mais vendidos do país.

No mesmo contexto do seminário, o IEB recebeu a doação do acervo de Celso Furtado, que é formado por aproximadamente 30 mil itens, incluindo documentos, fotografias e cartas. O material oferece aos interessados uma grande fonte de informações sobre a história, economia e política brasileira e mundial.

A publicação comemorativa buscou reunir as contribuições apresentadas no seminário sobre Formação econômica do Brasil que completava, na época, seis décadas. A organização dessa edição foi de Alexandre Saes, que é diretor da BBM e professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, e de Alexandre Barbosa, professor e pesquisador do IEB. Na apresentação do livro, os organizadores salientam que “Formação econômica do Brasil continua um texto incontornável para aqueles interessados na análise de longa duração da economia brasileira, como também uma obra que ainda produz preciosas sugestões sobre um projeto social e econômico de Brasil”.

Nesse sentido, é inegável que, mesmo hoje, quase 20 anos após sua morte, Celso Furtado continua contribuindo para a interpretação e o estudo sobre desafios contemporâneos. O livro de 1959 se tornou um clássico da literatura brasileira, não somente nos estudos econômicos, como também nos campos da história e sociologia. A obra reflete o conhecimento e experiência que o economista reuniu durante sua carreira acadêmica e profissional.

Um pensador pioneiro

Foto reprodução: Jornal Outras Mídias

Definido no livro das Publicações BBM como o maior economista brasileiro, Celso Furtado nasceu em Pombal, na Paraíba. Iniciou a carreira acadêmica na área do Direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se tornou doutor em Economia pela Universidade de Paris (Sorbonne).

O economista serviu na Força Expedicionária Brasileira (FEB), foi o oitavo ocupante da Cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras e o único brasileiro a ser indicado ao Prêmio Nobel de Economia. Furtado foi responsável pela criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no governo de Juscelino Kubitschek, e foi ministro do Planejamento no governo de João Goulart.

Durante a transição democrática brasileira, participou da estruturação do Ministério da Cultura. Foi também diretor da Divisão de Desenvolvimento da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1949 a 1957.

Entre seus diversos feitos, o economista se destacou pelo pioneirismo de um pensamento econômico estruturalista que o levou a destacar questões históricas e culturais como pontos fundamentais para o estudo do desenvolvimento econômico de um país.

A compra on-line deste e de outros livros das Publicações BBM podem ser feitas pelo site da Biblioteca ou diretamente na seção Livraria Virtual do site da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

*Estagiária sob supervisão de Eliete Viana