
Para o tratamento do AVC, utiliza-se o trombolítico. No entanto, esse medicamento não é totalmente eficaz nos casos mais graves da doença. Foi nesse sentido que a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP implementou, com 80% a 90% de eficiência, a técnica de cateterismo cerebral.
O professor do Departamento de Neurociências da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Octávio Pontes Neto, explica como o procedimento pode aumentar o tempo para intervenção depois do início dos sintomas e, consequentemente, o número de pacientes que podem ser tratados. Além disso, o professor analisa que, já aprovado pela Anvisa, o procedimento ainda precisa ser incorporado pelo SUS. Porém, isso depende de um estudo a ser apresentado ao Ministério da Saúde.
O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.
.