Nesta semana,entrou em discussão na Câmara a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do deputado Luiz Carlos Hauly, que prevê uma reforma no sistema tributário. Com a extinção de dez tributos sobre consumo e o aumento de impostos sobre renda e patrimônio, Hauly argumenta que as medidas irão diminuir a burocracia e aumentar a atratividade do mercado brasileiro para investimentos.
Em mais um episódio da série Repensando o Brasil, o professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA), Gustavo Vettori, vê com bons olhos a proposta. Para o especialista, ela toca nos principais pontos que entravam o crescimento brasileiro. Porém, o professor alerta que é preciso ficar atento quanto às mudanças que a PEC sofrerá durante as discussões políticas.
Vettori explica que a proposta de Hauly atinge um dos maiores problemas do sistema tributário: a multiplicidade de impostos. Pretende-se unificar diversos tributos em dois. O professor também detalha quais são os interesses econômicos envolvidos, prevendo possíveis perdas e ganhos da União, dos estados e dos municípios.
Afora medidas técnicas que poderiam ser revistas, Vettori acredita que se trata de uma reforma positiva e necessária para a saúde econômica do país.
O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.