A partir de maio de 2018, pedestres que atravessarem fora da faixa ou transitarem por locais proibidos e ciclistas que pedalarem em áreas não permitidas estarão sujeitos a multas. A medida, prevista no Código de Trânsito Brasileiro há 20 anos, finalmente será colocada em vigor.
Para debater a viabilidade do assunto e o caráter educativo da proposta, conversamos com o professor Alexandre Delijaicov, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
Mesmo com a novidade, Delijaicov crê ser inviável o controle das multas a ciclistas e pedestres em um país que tem dificuldade para administrar seus condutores de veículos automotores. No entanto, o caráter educativo — tendo a multa como risco – deve obter sucesso mais uma vez, assim como funcionou com a obrigatoriedade do cinto de segurança há alguns anos.
Ouça o áudio da entrevista acima.