
Cerca de 9,5 milhões de passageiros são transportados diariamente nas 1.286 linhas de ônibus de São Paulo. Boa parte deles se vale das baldeações para fazer seus deslocamentos e chegar ao seu destino final, o que significa trocar de ônibus uma ou mais vezes. No entanto, essa maratona diária pode estar chegando ao fim.
Isso porque, na Escola Politécnica (Poli) da USP, uma pesquisa usa cálculos matemáticos para eliminar as baldeações de ônibus. O responsável por esse trabalho é o engenheiro Renato Oliveira Arbex, que se dedica já há algum tempo a esse estudo, cujo objetivo é o de facilitar a vida de quem depende do transporte público na cidade.
A repórter Marcia Avanza, que entrevistou Arbex, conversou também com o professor Claudio Barbieri da Cunha, orientador da pesquisa de doutorado que deu início ao estudo. Ele disse confiar plenamente no sucesso desse método.
.
.
.