O verão, época mais quente do ano, começou oficialmente no dia 21 de dezembro. Além de ser a mais quente, essa é a época do ano que também exige maiores cuidados com a saúde, pois o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de algumas doenças, as mais freqüentes sendo aquelas que levam a perda de líquidos e à desidratação. No entanto, outras doenças também são muito comuns.
A insolação, as micoses e a intoxicação alimentar são doenças relativamente comuns nesta época, que podem atrapalhar os três meses mais aguardados do ano. O mesmo ocorre com as condições climáticas da estação, que podem causar problemas capazes de arruinar as férias: queimaduras solares, mosquitos, pernilongos (muriçocas), isso sem falar de surtos de doenças como a dengue e a leptospirose.
A falta de higiene, aliada a um saneamento básico precário, é a principal responsável por essas condições adversas. Como o calor favorece a proliferação de bactérias, é preciso redobrar os cuidados com a higiene, tanto pessoal quanto alimentar.
Esta edição do programa Diálogos USP – os temas da atualidade trata das doenças do verão. Para isso, recebe Luciana Samorano, médica dermatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP).
O programa teve apresentação de Marcello Rollemberg, produção de Sandra Capomaccio e trabalhos técnicos de Benevaldo Ribeiro.