Órgãos de saúde alertam para a necessidade da vacinação mesmo com pandemia

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças de um ano completo até cinco anos segue até o dia 30 de outubro

 14/10/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças de um ano completo até cinco anos segue até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o Brasil. No próximo sábado (17), os postos ficarão abertos para estimular e facilitar o acesso à imunização. Os órgãos de saúde alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia, porque todo o cuidado está sendo tomado para que a vacinação ocorra. Há também a possibilidade de atualizar outras vacinas para adolescentes de até 14 anos de idade. O Jornal da USP no Ar de hoje (14) conversa com a médica Marta Heloisa Lopes, responsável pelo Centro de Imunizações do Hospital da Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

Marta compartilha que, por conta da pandemia, muitos pais e responsáveis ficaram receosos de sair às ruas, por isso, é importante o comparecimento às unidades de saúde para a verificação da carteira. “Temos hoje muitas vacinas e várias que precisam de reforços, o que tornou a carteira de vacinação muito complexa. Então, na dúvida, o ideal é levar a criança ou o adolescente ao posto de saúde para validar se a carteira de vacinação está em ordem ou não.” Mesmo se não achar a carteira de vacinação, Marta compartilha que é importante ir mesmo assim, já que muitas unidades de saúde em todo o País mantêm um sistema de registro que pode ajudar na identificação de quais vacinas precisam ou não ser atualizadas.  

Sobre indivíduos que tiveram covid-19 e precisam comparecer à vacinação, Marta tranquiliza: “Pode tomar a vacina caso teve covid-19, não há contraindicação. Agora, se a pessoa está com covid-19 naquele momento, o ideal é que ela continue em isolamento de dez a 14 dias, conforme o caso”. Além disso, as contraindicações são específicas de cada vacina e são muito raras; se um indivíduo tomou uma vacina, por exemplo, e teve uma grave reação alérgica, ele pode ter contraindicação para a próxima dose da vacina, mas, de modo geral, não há contraindicações para as vacinas que precisam ser atualizadas. 

Saiba mais ouvindo a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.