Marcelo Bulhões fala sobre convergências entre literatura, jornalismo, música e cinema como expressões multiculturais

Marcelo Bulhões entende que literatura, jornalismo, música e cinema constituem narrativas interligadas, permitindo linguagens dinâmicas e sempre ressignificadas, como são os casos de adaptações de obras literárias para filmes e músicas

 21/06/2021 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 02/07/2024 às 9:43
Por
Performance, dança, música, artes visuais são destaque no espaço – Foto: SPCD/Governo do Estado de São Paulo
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Marcelo Magalhães Bulhões, doutor em Literatura Brasileira pela USP e professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Ele é autor dos livros: A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais (Editora Ática); Jornalismo e literatura em convergência (Editora Ática); Leituras do desejo: o erotismo no romance naturalista brasileiro (Edusp); Literatura em campo minado: a metalinguagem em Graciliano Ramos e a tradição literária brasileira (Editora Annablume).

Ele fala sobre convergências entre literatura, jornalismo, música e cinema e como adaptações literárias para outras mídias possibilitam uma constante renovação da arte e sua ressignificação.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.