Marcelo Bulhões fala sobre convergências entre literatura, jornalismo, música e cinema como expressões multiculturais

Marcelo Bulhões entende que literatura, jornalismo, música e cinema constituem narrativas interligadas, permitindo linguagens dinâmicas e sempre ressignificadas, como são os casos de adaptações de obras literárias para filmes e músicas

Por

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Marcelo Magalhães Bulhões, doutor em Literatura Brasileira pela USP e professor livre-docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Ele é autor dos livros: A ficção nas mídias: um curso sobre a narrativa nos meios audiovisuais (Editora Ática); Jornalismo e literatura em convergência (Editora Ática); Leituras do desejo: o erotismo no romance naturalista brasileiro (Edusp); Literatura em campo minado: a metalinguagem em Graciliano Ramos e a tradição literária brasileira (Editora Annablume).

Ele fala sobre convergências entre literatura, jornalismo, música e cinema e como adaptações literárias para outras mídias possibilitam uma constante renovação da arte e sua ressignificação.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.