Parte 1
Parte 2
No dia 5 de agosto completa-se um ano do início da Olimpíada Rio 2016. Dada a proximidade da data, no programa Diálogos da USP desta semana o tema debatido foi o legado dos grandes eventos esportivos ocorridos no Brasil para o País – que, além dos jogos olímpicos, sediou, em 2014, a Copa do Mundo. Para tratar do assunto foram convidados os professores Ary José Rocco Júnior, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, e Luciano Maluly, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que também comentaram sobre a cobertura dos dois grandes eventos realizada pela imprensa.
Defensor de uma mudança na gestão do esporte, no sentido de encará-lo, primeiramente, como negócio, Rocco Júnior afirma que prefere dizer não qual foi, mas qual poderia ter sido o legado dos dois grandes eventos para o País. “O esporte no Brasil pode ser algo infinitamente maior do que ele é”, aponta.
Para Maluly, os eventos trouxeram melhorias – como a inserção da cultura do esporte nas discussões cotidianas -, mas ainda há o que ser mudado, começando pela abertura dos espaços esportivos ao público. A gente tem que pensar que a grande possibilidade do esporte, como da cultura, é criar espaços de diálogo e convivência”, avalia.
Ouça a integra do programa Diálogos na USP que vai ao ar toda sexta-feira, às 11h.