É preciso alfabetizar as pessoas na idade certa

Quem afirma é o cientista político Renato Janine Ribeiro em mais uma edição da coluna “Ética e Política”

 23/05/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ética e Política, o cientista político Renato Janine Ribeiro explica como o Brasil pode modificar os dados do analfabetismo dos brasileiros, que hoje gira em torno de 11,5 milhões.

“O ponto básico de toda a escolarização tem que ser a alfabetização. A meta do Plano Nacional de Educação, sancionada em 2014, que pretendia zerar esse número, não foi cumprida. Esse número é difícil de ser zerado. A maioria dos analfabetos é preto e pardo, além da faixa etária de 60 ou mais anos.”

Para Janine, o ponto nevrálgico é que o Brasil “precisa urgentemente alfabetizar as pessoas na idade certa e, ao mesmo tempo, entender que alfabetização mais cara e mais difícil das pessoas não alfabetizadas é um dever ético e moral com as pessoas mais velhas, que trabalharam a vida toda, que tiveram condições de trabalho difíceis, má remuneração e má saúde e precisam ter esse mínimo de cidadania, que é saber ler e escrever”.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.