Dores nas costas em extremos de idade podem ser sinal de alerta

Professor Raphael Marcon comenta principais causas das dores e alerta que há casos em que podem sinalizar doenças mais graves

 16/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 19/03/2018 as 11:01
Por
Logo da Rádio USP

As dores nas costas são males que afligem muitos brasileiros em várias idades e que podem possuir diferentes causas, como algum sinal de alerta, traumas e alterações degenerativas. No ranking divulgado pelo INSS em 2017, constata-se que as dores nas costas são as principais causas de afastamentos no trabalho.

O professor Raphael Marcon, especialista em coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP,  afirma que, com o crescimento dos empregos em escritórios e as pessoas passando grande parte de seu tempo no computador, essa relação de afastamentos por conta da doença tende a piorar nos próximos anos: “A gente vai ter uma população mais idosa, economicamente ativa e trabalhando. Levando-se em conta que as doenças degenerativas progridem com a idade, provavelmente a gente vai ter um maior número de pessoas com dores nas costas.”

Ainda segundo o professor, as dores requerem maior atenção quando manifestadas nos extremos da idade, porque podem estar relacionadas a doenças com maior importância.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.