Doenças e saúde dos olhos são diferentes em homens e mulheres

As características estruturais dos sexos influenciam na saúde dos olhos

 12/09/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala das diferenças que existem entre os olhos dos homens e das mulheres, tanto no aspecto da saúde como na manifestação de doenças, que ocorrem pela influência das estruturas ligadas ao corpo, circulação, enervação e dos hormônios.

Rocha explica que, na saúde dos olhos dos homens, é possível observar que a disfunção na percepção sensorial de cores é mais comum por ser carreada pelo cromossomo X, levando ao daltonismo. Nas mulheres, a sensibilidade na visão é maior devido ao estrógeno, hormônio que afeta os receptores.

Diversas doenças têm predominância maior em determinado sexo, como, por exemplo, o glaucoma de ângulo fechado, a catarata e doenças relacionadas aos distúrbios da lágrima e problemas na retina, que aparecem mais nas mulheres. Nos homens, diz Rocha, as doenças relacionadas à hereditariedade e os traumas oculares, de maneira geral, são mais frequentes.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.