Deputado estadual visita Incor para discutir PL 529

Alex de Madureira é relator do projeto. Os professores da USP presentes falaram sobre os impactos negativos do projeto sobre o funcionamento das universidades

29/09/2020 - Publicado há 4 anos
Da esq. para a direita: Alex de Madureira, Linamara Battistella, Samantha Kuwada Teixeira e José Eduardo Krieger. Na tela de videoconferência: Fernando Scaff, Floriano Marques, Hamilton Varella e Heleno Torres – Foto: Incor

Professores da USP receberam nesta terça-feira a visita do deputado estadual Alex de Madureira no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O tema do encontro foi o Projeto de Lei 529, que prevê o recolhimento de recursos financeiros das universidades estaduais paulistas e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Madureira é relator do projeto, que está em fase final de tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

+ Mais

A dose do remédio

O PL 529 prejudica a ciência paulista

Participaram presencialmente do encontro a professora Linamara Battistella e o professor José Eduardo Krieger, ambos da Faculdade de Medicina da USP, e a aluna de doutorado Samantha Kuwada Teixeira, do Incor. Participaram também a distância, por videoconferência, os professores Floriano Marques, Fernando Scaff e Heleno Torres, da Faculdade de Direito da USP, e Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos.

A visita foi intermediada pelo presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD) — ao qual Madureira é filiado — e ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, que é formado em engenharia e economia pela USP.

Os professores apresentaram ao deputado os impactos negativos que o projeto terá sobre o funcionamento das universidades e sobre a produção de ciência e tecnologia no Estado de São Paulo, inviabilizando completamente o planejamento de pesquisas de médio e longo prazo, que são essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Também ressaltaram as fragilidades jurídicas do projeto, que fere a autonomia de gestão garantida constitucionalmente a essas instituições. “É mais um esforço para tentar reverter essa situação”, declarou Krieger.

A discussão do PL foi iniciada ontem no plenário da Alesp, e a expectativa é que o projeto seja votado ainda hoje ou nos próximos dias.