As diferenças históricas entre Estados Unidos e Canadá e a América Latina

Luciano Nakabashi explica como a história da evolução desses países os torna diferentes

 30/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “Reflexão Econômica” desta semana, o professor Luciano Nakabashi relaciona as diferenças na evolução entre os países da América Latina e os Estados Unidos e o Canadá. No Brasil, por exemplo, a colonização foi de exploração:  grande concentração de poder político e econômico e mão de obra escrava. Já os Estados Unidos e o Canadá receberam colonização de povoamento dos imigrantes europeus, com mão de obra livre e espaço de terra para cultivo.

Além disso, o professor explica que, com a concentração de renda inicial, os países da América Latina, comandados por pequenos grupos com muita riqueza e poder político, receberam leis e regras que não favoreciam a todos. Já nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, a escolaridade para todos foi priorizada. Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.