Pós-graduação em Direito na USP abre processo seletivo para 2018

Faculdade de Direito, em São Paulo, oferece vagas de mestrado e doutorado em 11 áreas de concentração

16/05/2017 - Publicado há 7 anos
Programa da Faculdade de Direito da USP é avaliado com nota 6 pela Capes – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Interessados em ingressar no mestrado ou doutorado na Faculdade de Direito (FD) da USP no próximo ano já podem consultar o edital do processo seletivo.

O programa, que é avaliado com nota 6 pela Capes, tem 11 áreas de concentração, entre elas Direito Civil, Direitos Humanos, Filosofia e Teoria Geral do Direito e Direito Processual.

O candidato deverá participar das duas fases do processo seletivo, que tem inscrições independentes: a inicial, que é constituída de um exame para comprovação de conhecimentos jurídicos, e a final, que corresponde à seleção realizada pelos professores orientadores.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) ficará encarregada da fase inicial do exame. A Comissão de Pós-Graduação da FD é a responsável pela coordenação geral do processo seletivo e da realização da fase final.

As inscrições para o exame de conhecimentos jurídicos, destinado aos candidatos que precisem dessa comprovação (checar normas no edital), poderão ser feitas das 9 horas de 21 de julho às 23h59 de 2 de agosto pelo site da Fuvest. A taxa para realização deste exame é de R$ 200. É possível solicitar redução do valor.

As inscrições para a fase final serão realizadas de 9 a 20 de outubro pelo site.

Proficiência em línguas

No ato de inscrição para a segunda fase, o candidato deverá comprovar proficiência em línguas. De acordo com o edital, essa comprovação pode ser feita com a apresentação de certificados obtidos em instituições reconhecidas pelo meio acadêmico ou por meio de provas aplicadas pela Fuvest nos dois primeiros dias do mês de julho.

A Fuvest realizará a prova de proficiência em língua estrangeira (Inglês, Francês, Italiano e Alemão)  apenas para os candidatos que optarem por essa forma de comprovação. Para a inscrição nesse exame de proficiência, o interessado deverá acessar o site e usar o número de CPF para cadastrar‐se em “Usuários”, caso não tenha registro anterior.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site da Fuvest a partir de 9 horas de 2 de junho de até as 23h59min de 13 de junho.

A taxa de inscrição para o exame de proficiência que será aplicado pela Fuvest varia de R$ 180,00 a R$ 330,00, dependendo da quantidade de provas escolhidas pelo candidato. O pagamento deverá ser efetuado em qualquer banco até o encerramento do expediente bancário de 14 de junho. É possível solicitar redução do valor da taxa.

Mais detalhes sobre o programa de pós-graduação e sobre o exame de proficiência podem ser obtidos nos sites da Fuvest e da Faculdade de Direito da USP.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fuvest