Grupo da USP Filarmônica participa de lançamento de livro em São Paulo

Orquestra se apresenta neste sábado, dia 15, às 15 horas, na Livraria das Perdizes, na Zona Oeste da capital

 Publicado: 13/02/2025 às 13:18
Músicos de uma orquestra segurando os seus instrumentos.
Uma das formações do Ensemble Mentemanuque – Foto: André Estevão/Grupo Ensemble Mentemanuque

Um grupo de solistas da USP Filarmônica – orquestra ligada à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP – vai participar do lançamento do livro A Violência na Colônia: os Crime de Sacrilégio no Bispado de São Paulo – 1745-1800, de Walter Mesquita Barroso, que acontece neste sábado, dia 15, às 15 horas, na Livraria das Perdizes, em São Paulo.

Fundado em 1993, o grupo – que recebe o nome de Ensemble Mentemanuque – está relacionado ao Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-Cipem) da FFCLRP e tem direção artística do professor Rubens Russomanno Ricciardi. No evento deste sábado, o conjunto se apresentará com os solistas Ivy Cristina Szot, Juliano Taino, Lucas Eduardo da Silva Galon, Christian Aparecido Batista Ferreira e Rubens Russomanno Ricciardi. No repertório estão peças de Wolfgang Amadeus Mozart, Manuel Dias de Oliveira e um Anônimo de Mogi das Cruzes.

Cartaz que mostra a capa de um livro e a foto de um homem careca e de óculos.
Convite para o lançamento do livro – Foto: Reprodução/@livrariadasperdizes – Instagram

A Violência na Colônia é resultado da dissertação de mestrado em História de Walter Barroso, apresentada em 2021 na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Para escrevê-la, Barroso analisou manuscritos inéditos do arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo. A obra aborda casos de sacrilégio por efusão de sangue cometidos no bispado de São Paulo no século 18, destacando aspectos sociais e culturais da época relacionados à religiosidade católica e à doutrinação. 

“Walter Mesquita Barroso analisa o modo de vida da capitania de São Paulo durante a segunda metade do século 18 a partir de um tipo de crime eclesiástico pouco explorado pela historiografia: o sacrilégio por efusão de sangue”, informa a assessoria de imprensa da Livraria das Perdizes, em texto sobre o lançamento do livro. “Esse delito – caracterizado por ser cometido dentro da Igreja – revelava muito mais que o simples ato violento: trazia consigo as relações pessoais que marcavam aquela sociedade aristocrática, processos, devassas, pedidos de clemência e soltura que trazem detalhes da família, das finanças e da violência que existia à época.”

Capa de livro com um desenho que mostra uma igreja ao fundo e homens em primeiro plano.
Capa do livro que será lançado neste sábado – Foto:
Reprodução/Site Livraria Martins Fontes Paulista

O lançamento do livro A Violência na Colônia: os crimes de sacrilégio no bispado de São Paulo – 1745-1800 acontece neste sábado, dia 15, às 15 horas, na Livraria das Perdizes (Rua Bartira, 317, Perdizes, São Paulo). Entrada grátis. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.