Reitor participa de reunião sobre a USP Leste na Câmara dos Vereadores

O reitor Marco Antonio Zago esteve, no dia 12 de agosto, na Câmara dos Vereadores, onde prestou esclarecimentos na CPI das Áreas Contaminadas, que investiga o depósito ilegal de terras ocorrido na USP Leste.

13/08/2014 - Publicado há 10 anos

Também estiveram presentes o vice-reitor Vahan Agopyan; o superintendente do Espaço Físico, Osvaldo Nakao; o superintendente de Gestão Ambiental, Marcelo de Andrade Roméro; e dois representantes da Procuradoria-Geral da Universidade.

No início da reunião, o reitor destacou que os problemas ambientais da Unidade remontam desde a sua instalação, em 2004. Zago informou também que foi instaurado processo administrativo contra o ex-diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), José Jorge Boueri Filho, para apurar as responsabilidades em relação ao depósito indevido de terras contaminadas no local.

Em seguida, o superintendente do Espaço Físico fez um detalhamento sobre as ações que vem sendo tomadas pela Reitoria para o atendimento das exigências de adequação ambiental da área, que compreendem, por exemplo, a instalação de bombas fixas para a extração de gases do subsolo das edificações e o isolamento e revestimento com grama das áreas onde foram depositadas as terras não certificadas.

Início do segundo semestre

As aulas do segundo semestre da Escola de Artes, Ciências e Humanidades serão retomadas no dia 18 de agosto, no campus da USP Leste, liberado pela Justiça no último dia 22 de julho. No primeiro semestre, as aulas tiveram início no dia 31 de março, em locais fora do campus, devido à interdição da área por problemas ambientais.

(Foto: Divulgação)