Centro de Pesquisas ELSA do HU é inaugurado

27/03/2008 - Publicado há 16 anos

(Foto: Ernani Coimbra)

O Centro de Pesquisas do projeto Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA), do Hospital Universitário (HU), foi inaugurado, dia 27 de março, com a presença da reitora Suely Vilela. O ELSA é um estudo com 15 mil funcionários e docentes de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa do país para aprofundar o conhecimento sobre fatores que levam ao desenvolvimento de doenças crônicas na população brasileira.

O foco principal do estudo são as doenças cardiovasculares e o diabetes, duas das principais causas de adoecimento e morte no país. A natureza do Projeto é multidisciplinar, envolvendo os campos da epidemiologia, clínica médica (cardiologia, endocrinologia), oftamologia, psiquiatria, fisiologia, biologia molecular, imunologia, nutrição, engenharia, bioestatística, antropologia, entre outros.

Pesquisa e inovação

Para o superintendente do HU, professor Paulo Andrade Lotufo, a inauguração do Centro de Pesquisas representa a celebração de uma grande conquista para a Universidade, que é a instalação de uma Unidade destinada à pesquisa clínica no âmbito do Hospital Universitário. “Agora, o HU, além da assistência de qualidade que presta e do excelente ensino de graduação, também atua na área da pesquisa e inovação”, explicou.

Já a reitora Suely Vilela ressaltou o importante papel que o Hospital Universitário desempenha junto à comunidade uspiana e à população dos bairros circunvizinhos, que se valem do sistema integrador das atividades-fim da Universidade. Soma-se a esse o fato de que é o espaço que articula ensino e pesquisa de seis Unidades, ligadas à área da Saúde, e de sete outras, que, com ele, mantém relacionamento direto. “Estou convicta de que este Centro contribuirá de forma decisiva para o sucesso do Projeto, colaborando, também, para o aprimoramento do desempenho que este Hospital, voltado principalmente para o desenvolvimento profissional dos nossos alunos, apresenta em outras áreas e projetos”, disse.

Como participar

Para participar de forma voluntária do ELSA, envie um e-mail para elsa@usp.br, com dados pessoais (nome, idade, endereço completo, telefone e número USP) ou aguarde a visita da Equipe ELSA em sua instituição.

Mais informações no www.elsa.org.br ou pelo telefone 11 3091-9271.